Concurso escolhe estampas para cadeiras de rodas. Conheça as vencedoras

CÂMPUS ARARANGUÁ Data de Publicação: 09 nov 2020 15:44 Data de Atualização: 11 nov 2020 10:33

Um projeto de extensão do Câmpus Araranguá do IFSC está consertando e customizando cadeiras de roda, em parceria com a associação Nova Vida, entidade filantrópica que se dedica ao reparo de cadeiras de roda e camas hospitalares. Um concurso interno entre estudantes do Câmpus escolheu as melhores estampas para embelezarem os equipamentos.

As quatro cadeiras revitalizadas serão entregues à associação Nova Vida em 3 de dezembro, quando é celebrado o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

As vencedoras do concurso foram as estudantes Carolina da Silva de Freitas, Beatriz Ronchi Paes, Giovana Bittencourt de Oliveira Cunha e Lilian Machado.

O projeto de extensão desenvolvido por estudantes e professores do Câmpus Araranguá tem como objetivo atacar um problema para quem utiliza cadeira de rodas: a pouca oferta de serviços de manutenção, o que leva muitas pessoas a terem que descartar suas cadeiras para adquirir uma nova. A criação de estampas para encosto e assento da cadeira também está baseada no conceito de moda inclusiva. O trabalho foi feito em diálogo com a Nova Vida e a Associação das Pessoas com Deficiência de Araranguá.

“Em geral, no Brasil há pouca oferta de serviços de manutenção de cadeira de rodas. Itens de reposição disponibilizados por fabricantes possuem alto custo, além de longo prazo de entrega. Além de procurar preencher a lacuna de falta de serviços, este projeto visa ainda a aplicação de conceitos de moda para o desenvolvimento de uma estampa para o encosto e o assento, visando atender demandas e peculiaridades da comunidade regional onde estão inseridos”, diz o texto do projeto.

Participam os professores dos cursos de Eletromecânica, Moda, Têxtil e Vestuário do Câmpus Araranguá: Fábio Evangelista Santana, Luciane Nobrega Juliano, Maria Pierina Sanches e Rafaela Soratto, o técnico-administrativo José Augusto Santos e os bolsistas Eliezer Stolk, Enzo Bündchen, Fernanda Agoston, Lara da Cunha de Lima e Leonara Ferreira.

CÂMPUS ARARANGUÁ EXTENSÃO