Câmpus Criciúma promove palestra sobre racismo dentro e fora da escola

CÂMPUS CRICIÚMA Data de Publicação: 10 nov 2020 21:39 Data de Atualização: 20 abr 2021 19:43

A Comissão de Direitos Humanos do Câmpus Criciúma do IFSC promove no dia 20 de novembro a quarta edição do “Novembro Negro: africanidades e negritudes”. Para marcar o Dia da Consciência Negra, será realizada uma palestra virtual sobre o tema “Racismo dentro e fora da escola”.

A atividade será realizada a partir das 15h30 de sexta-feira (20) e terá transmissão pela página do Câmpus Criciúma no Facebook.

O palestrante será o professor do Câmpus Pelotas do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFSul) André Luís Pereira, bacharel em Ciências Sociais (UFPel), mestre em Sociologia (UFRGS) e doutor em Sociologia (UFRGS). Antes da palestra, será realizada uma apresentação cultural por estudantes do Câmpus Criciúma.

O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro em todo o país, em homenagem à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, ocorrida nesta data, em 1695. Foi instituído oficialmente pela lei 12.519, de 10 de novembro de 2011, além de ser parte do calendário escolar em todo o Brasil.

“Queremos promover a reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira, nos espaços escolares e em outros espaços. O dia 20 de novembro para as populações negras denota tomar consciência de cada indicador social que é produzido no país. Porque é pelo retrato da educação, saúde, moradia, trabalho e renda, assistência social, entre outros, que enxergamos de forma nítida as extremidades onde a população negra foi submetida, privada de tomar para si a possibilidade de assumir a direção de suas próprias vidas”, afirma a coordenadora de extensão do Câmpus Criciúma, Marisilvia dos Santos.

CÂMPUS CRICIÚMA EVENTOS