Câmpus Urupema realiza sua primeira formatura por online

CÂMPUS URUPEMA Data de Publicação: 12 nov 2020 23:48 Data de Atualização: 20 abr 2021 20:28

"E eu peço a cada formando aqui, que essa conclusão não seja um fim e sim um começo para novas conquistas, as portas estão abertas para nós". Quem proferiu tais palavras foi a oradora da turma de formados no curso Técnico em Agricultura do Câmpus Urupema, Vitória Carvalho de Souza Borges. Até aí, nenhuma notícia, certo? Pelo contrário. Em vez de apertos de mão e abraços, a formatura teve "tchauzinhos" pela tela. Em vez de decoração nos auditórios do IFSC, cada um na sua casa.

Na última semana, dia 5, o Câmpus Urupema realizou pela primeira vez uma cerimônia de formatura online. Em função da pandemia da Covid-19, o IFSC está realizando suas solenidades de formatura de maneira remota. Em Urupema, os formandos eram dos cursos Técnico em Agricultura, Técnico em Viticultura e Enologia e Superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia. Ao todo foram 16 formandos.

A oradora da turma do curso Técnico em Viticultura e Enologia, Camila Martins Rodrigues, ressaltou em seu discurso a singularidade da turma e o esforço de professores e alunos para que a formação fosse concluída. "Diferente das outras turmas presentes hoje, onde a base da continuidade de seus estudos foi a família, para nós os protagonistas foram os professores, que fizeram o que podiam e até mesmo o que não podiam para que toda a defasagem do curso fosse suprida, através de aulas de laboratório, aulas de vinhedo, e até mesmo as viagens. E nós, os alunos, nos desdobramos para que a expectativa dos discentes fosse alcançada", completa.

Confira o vídeo da cerimônia na íntegra

Primeira vez também para a diretora

A formatura foi a primeira da diretora-geral do Câmpus Urupema, Evelize Zerger, na função de direção. Ela destacou a realização em concluir mais esta etapa da vida acadêmica dos alunos. "Cada formatura e cada formando é motivo de grande orgulho para nós. É a sensação de que o trabalho, dedicação a confiança que é depositada em nós é recompensado pelo brinde de vê-los realizados. Nosso trabalho e nossas ações partem do amor e do compromisso, por isso falo do orgulho em poder ver o brilho no olhar de vocês, mesmo que seja por essa tela, que é quem proporciona nos encontrarmos neste momento", disse.

"Eu me considero uma pessoa muito grata e registro a minha felicidade em fazer parte desse momento da vida de vocês. Enquanto educador, enquanto colega de trabalho e enquanto Técnico em Agropecuária, meu primeiro diploma", disse o reitor pro tempore do IFSC, André Dala Possa. O reitor pro tempore destacou, também, que o processo de reinvenção acelerado pela pandemia vai mudar o jeito com que veremos as coisa e buscaremos novas conexões. Também, ressaltou a região como grande potencial econômico para os formados.

Confira os homenageados da solenidade:

Professor homenageado - Curso Superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia
Jailson de Jesus

Patrono da turma - Curso Técnico em Agricultura
André Rodrigues da Costa

Paraninfo da turma - Curso Superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia
Marcos Roberto Dobler Stroschein

Paraninfo da turma Curso Técnico em Agricultura
Tiago Henrique de Paula Alvarenga

Paraninfo da turma - Curso Técnico em Viticultura e Enologia
Mariana de Vasconcellos Dullius

Patronesse da turma - Curso Superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia