Alunos do IFSC são contemplados em prêmio nacional

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS Data de Publicação: 24 out 2012 17:57 Data de Atualização: 28 out 2020 18:09

Um grupo de estudantes do curso superior de tecnologia em Design de Produto do Campus Florianópolis do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) mostrou que os trabalhos feitos em sala de aula podem ter qualidade para competir e ganhar prêmios nacionais. No início deste ano, Joana Brown, Karoliny de Oliveira, Manoel Pereira e Marina Pereira Ricardo resolveram inscrever um projeto integrador que tinham desenvolvido no 7º módulo do curso – de Design Metal-mecânico - no prêmio Idea Brasil. No final de setembro, os alunos foram a Belo Horizonte (MG) para receber o troféu de Bronze na categoria Estudantes.

A proposta do trabalho era criar um produto para a área hospitalar. Por sugestão de um professor, o grupo resolveu desenvolver uma autoclave, um aparelho utilizado para esterelizar objetos. "Começamos a pesquisas os produtos existentes no mercado e vimos que eram muito parecidos, o que nos permitia criar algo inovador", conta Manoel.

Joana, que agora já se formou no curso, explica que o aparelho pode ser usado em laboratórios e hospitais, por exemplo, mas o grupo decidiu desenvolver o projeto com o foco em consultórios odontológicos. "Esse local nos permitiu trabalhar melhor a estética do produto e também inspirou as cores que utilizamos", afirma.

Durante um semestre, os estudantes trabalharam nas etapas do desenvolvimento de um produto, como planejamento, a parte informacional e a parte conceitual. "Estudamos como funciona o processo de esterilização, onde as autoclaves são utilizadas e os produtos já existentes no mercado para chegar às necessidades e às metas que gostaríamos de atingir com nossa autoclave", destaca Joana.

Ao final do trabalho, o grupo elaborou um protótipo digital e um modelo físico ilustrativo que exemplificavam a autoclave idealizada. O modelo tem duas câmaras, display eletrônico e portas de travamento de segurança. Para Joana, a possibilidade de utilizar duas câmeras simultâneas no processo e a interface são os diferenciais do produto. “Conseguimos ainda inovar no formato, trocando a posição de abertura e otimizando o espaço interno”, destaca Manoel.

O produto foi criado pelos alunos no segundo semestre de 2011. Após os professores sugerirem que os alunos do curso inscrevessem seus trabalhos em premiações, o grupo resolveu arriscar. “Queríamos ganhar, mas ficamos na expectativa”, diz Joana.

Os estudantes receberam um troféu e um selo para colocar no currículo informando que foram ganhadores do prêmio. “Isso nos dá um crédito grande”, ressalta Joana. Para Manoel, a experiência valeu a pena. “Foi importante ter esse reconhecimento por pessoas de fora do curso e conhecer trabalhos de outros profissionais”, afirma.

Depois da premiação, cada integrante segue seu caminho. Manoel e Karoliny estão terminando o trabalho de conclusão de curso e já estagiam na área. Marina está no Canadá participando do programa Ciência sem Fronteiras pelo IFSC. E Joana já se formou e trabalha num escritório de design.

Ex-alunos premiados

O escritório de Florianópolis Dois pra um Design Industrial, formado pelos ex-alunos do curso de Design de Produto do IFSC, Théo Orosco e Rodrigo Krieger, também foi contemplado no prêmio Idea Brasil 2012. A empresa ganhou o bronze na categoria Embalagens e a prata na categoria Sala de Estar e Quartos.

Sobre o prêmio

A versão brasileira do prêmio americano IDEA Awards, promovido há mais de 30 anos pelo IDSA – Industrial Designers Society of America, constitui-se de mecanismos que visam amplificar e potencializar seus resultados, sob a missão de promover e valorizar o design brasileiro. Clique aqui para saber mais sobre o Idea Brasil.

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS NEWS