O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Tecnologia e divulgação científica dão o tom da SNCT do Câmpus Joinville

SNCT Data de Publicação: 30 out 2020 18:59 Data de Atualização: 30 out 2020 19:20

A partir do tema “Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Câmpus Joinville, neste ano, teve palestras, roda de conversa, lançamento de evento e apresentação de projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos no câmpus. Mais que ser o centro das discussões, o uso da tecnologia foi o que proporcionou a realização do evento mesmo com as atividades presenciais suspensas em virtude da pandemia de Covid-19. Para os eventos, foram usados canais de YouTube e as plataformas virtuais Google Meet e StreamYard.

A programação local da SNCT teve início com a palestra “Tecnologia e informática em saúde”, a cargo da professora de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Grace Terezinha Marcon Dal Sasso, no dia 19. Especialista em Informática em Saúde, mestre em Enfermagem – Cuidado Intensivo, doutora em Informática em Enfermagem e pós-doutora em Informática, professora Grace abordou a parte histórica e falou sobre conceitos de informática em saúde, tecnologias emergentes, desafios e possibilidades no Brasil.

Segundo a professora, uma das prioridades da ciência de dados é usar a estrutura da informação da Enfermagem no cuidado. “O papel da tecnologia nas aplicações em saúde está mudando rapidamente, mas o que não está mudando é o papel central que os dados, as análises e a informática em saúde desempenham na aplicação prática da tecnologia no atendimento ao paciente”, ressaltou.

A outra palestra da SNCT do Câmpus Joinville foi articulada em conjunto com os câmpus do IFSC de Jaraguá do Sul, também no dia 19. “Sociedade 5.0 e as carreiras por trás da transformação digital” foi o tema abordado pela professora Janete Ribeiro, do Centro Universitário Senac. Especialista em Gestão de Dados pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT— EUA), Janete abordou as mudanças profissionais ocasionadas pela transformação digital, citando inclusive como a Covid-19 alterou e agilizou estas mudanças.

Segundo Janete, o conceito de sociedade 5.0 teve origem no Japão em 2016 como política pública. Diferente do conceito de indústria 4.0, por exemplo, que prevê o uso de novas tecnologias para a automação industrial, a sociedade 5.0 tem foco na melhoria na qualidade de vida da sociedade, a partir da conectividade, inovação e transformação digital, entre outros fatores.

Oportunidades

No dia 20, a programação seguiu com uma roda de conversa sobre intercâmbio dedicada especialmente aos alunos interessados em passar um período no exterior. Foi a oportunidade das alunas do curso técnico integrado em Mecânica do Câmpus Joinville, Isabela Chagas e Ana Maria Henning Codeço, contarem como foi a experiência de participar de um projeto de pesquisa no Instituto Politécnico do Porto, em Portugal, no primeiro semestre, pelo Programa de Intercâmbio Internacional para Estudantes do IFSC (Propicie).

Na sequência, a comissão organizadora fez o lançamento oficial da Semana da Cultura Geral, programada para os dias 1 e 2 de dezembro. Em sua primeira edição, o evento vai abordar o tema “As transformações sociais em curso” em quatro palestras e uma roda de conversa. O evento terá ainda o primeiro Torneio de Matemática dos Técnicos Integrados do IFSC Câmpus Joinville (ToMaTI² 2020) e um campeonato de poesia falada, o Slam da Cultura Geral.

Apresentação de projetos

Outra parte importante da SNCT foi a apresentação dos projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos pelo Câmpus Joinville e aprovados em editais. Ao todo, foram 27 projetos apresentados no dia 21 de outubro, divididos em duas etapas e disponíveis para visualização no canal IFSC Joinville no YouTube:

Parte 1

Histórias Vivas | Débora Rinaldi (Enfermagem)

O papel dos biossinais em jogos sérios para terapia de autismo | Joice Luiz Jerônimo (Elétrica)

Robótica educacional e social | Joice Luiz Jerônimo (Elétrica)

A experimentação como ferramenta para popularização da Eletroeletrônica e divulgação do IFSC-Joinville e cidadania, a continuação | Joice Luiz Jerônimo (Elétrica)

Territorialização e cadastramento na Unidade de Saúde Vila Nova 1 | Betina Barbedo Andrade (Enfermagem)

Coleta seletiva de Joinville-SC e cooperativas de trabalhadores de material reciclável: funcionamento e práticas de economia solidária | Sérgio Cerutti (Cultura Geral)

A qualidade das publicações científicas periódicas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica | Sérgio Cerutti (Cultura Geral)

Perfil e percepções dos conselhos locais de saúde do município de Joinville/SC | Andrea Heidemann (Gestão Hospitalar)

Os conceitos da física aplicados no contexto da exploração espacial | Fernando Cláudio Guesser (Cultura Geral)

Implantação do planejamento estratégico na Maternidade Darcy Vargas | Jorge Cunha (Gestão Hospitalar)

A propagação da febre amarela (Flavivirus febricis) na Baía da Babitonga em Santa Catarina | Maurício Ruiz Câmara (Cultura Geral)

Parte 2

Epidemiologia e fatores de risco associados às infecções de sítio cirúrgico | Luciana Maria Mazon (Enfermagem)

Economia circular: Enfermagem promovendo sustentabilidade, saúde e renda a recicladores de Joinville, SC | Luciana Maria Mazon (Enfermagem)

Eficácia da auriculoterapia no estresse e ansiedade de estudantes e professores: ensaio clínico não randomizado | Luciana Maria Mazon (Enfermagem)

Efeito do tratamento de boretação na microestrutura | Anael Krelling (Mecânica)

O emprego de modelos moleculares no ensino de Química para a compreensão do átomo e das substâncias | Lukese Rosa Menegussi (Cultura Geral)

3ª Mostra de Teatro Estudantil do IFSC | Luciana Cesconetto Fernandes da Silva (Cultura Geral)

Painel para simulação e desenvolvimento cenários de ambiente de casas e prédios inteligentes | Edson Hiroshi Watanabe (Elétrica)

Promoção do aleitamento materno exclusivo | Patrícia Fernandes (Enfermagem)

A inclusão e o despertar pelo interesse na formação técnica através de uso de blocos de montar | André Bonetto Trindade (Elétrica)

Aceitação e convivência de diferenças entre alunos da Educação Básica em uma escola pública de Santa Catarina, Brasil | Iury de Almeida Accordi (Cultura Geral)

Conscientização das pessoas com deficiência visual sobre os perigos e cuidados em relação à Covid-19 com o auxílio da manufatura aditiva | Stefano Romeu Zeplin (Elétrica)

Desenvolvimento de uma plataforma modular de controle multimodal | Stefano Romeu Zeplin (Elétrica)

Desenvolvimento de kits didáticos para o ensino de instrumentação industrial | Rodrigo Coral (Elétrica)

Análise de desgaste de ferramentas por meios indiretos | Rodrigo Coral (Elétrica)

Controle de sistemas não lineares sujeitos a perturbações | Michael Klug (Elétrica)

Desenvolvimento de módulos de experimentação de eletrônica digital para os cursos técnicos e superiores do IFSC | Michael Klug (Elétrica)

SNCT CÂMPUS JOINVILLE NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.