Câmpus Joinville organiza Semana da Cultura Geral com foco nas mudanças socioambientais em andamento

ENSINO Data de Publicação: 04 nov 2020 09:36 Data de Atualização: 20 abr 2021 19:49

As transformações sociais em curso são o tema da primeira Semana da Cultura Geral que o Câmpus Joinville realiza nos dias 1 e 2 de dezembro, com transmissão pelo canal IFSC Joinville no YouTube. O objetivo é proporcionar momentos de reflexão sobre a realidade do país e do mundo, tendo em vista as transformações sociais e ambientais em andamento.

O evento envolverá palestras e rodas de conversa com temas relacionados às linguagens, ciências exatas, humanas, biológicas e da saúde. “A área da Cultura Geral pensou em um evento no qual pudessem ser abordados e discutidos temas de grande relevância social, relacionados aos conteúdos abordados nas unidades curriculares ministradas por professores da área da Cultura Geral nos cursos do Câmpus Joinville”, explica a comissão organizadora, lembrando que o evento não é exclusivo para o câmpus, mas aberto a toda comunidade.

O lançamento oficial do evento foi realizado no dia 20 de outubro, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Câmpus Joinville. Na apresentação, a comissão organizadora explicou que a ideia de fazer um evento da Cultura Geral surgiu há algum tempo e ganhou corpo no ano passado, quando se decidiu pela realização da Semana no primeiro semestre deste ano. Com a suspensão das atividades presenciais, em virtude da pandemia de Covid-19, houve a necessidade de reorganização do formato, para a versão on-line, e o adiamento para o segundo semestre.

Programação definida

Como o planejamento do evento começou há meses, a programação já está definida e contará com o professor Ladislau Dowbor, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), para a palestra de abertura, sobre “Caos financeiro, ambiental e social: que contexto é esse de sociedade?”, no dia 1º de dezembro, às 9h. Doutor em Ciências Econômicas pela Escola Central de Planejamento e Estatística de Varsóvia, Polônia, professor Ladislau foi consultor de diversas agências da Organização das Nações Unidas (ONU), governos, municípios e várias outras organizações.

Mais três palestras farão parte da Semana da Cultura Geral: “O papel da análise de dados no contexto da sociedade atual”, com a professora Tania Leal, mestre em Astrogeofísica pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), gestora de Qualidade e Inovação na Peopleware Tecnologia, conselheira de Negócios da OHCTO Consulting e gestora responsável pela Comunidade Olhar do Futuro, às 14h do dia 1º; "Processo de escrita, editoração e mercado editorial na região", com a escritora, jornalista, mestre em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), cantora e compositora Katherine Funke, dia 2, às 10h15; e “Covid-19: o que sabemos? Da microbiologia à vacina”, com a professora Izabella Santos Weiss, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), às 14h do dia 2.

A programação do segundo dia terá ainda uma roda de conversa, com o tema “Da viela pro mundo das ideia: a alegoria da caverna do Platão”, às 9h, conduzida pelo estudante de história na Anhanguera, em Campinas (SP), e criador de conteúdo na internet Marcelo Marques, conhecido como Audino Vilão.

Eventos paralelos

Além da programação aberta a todos os interessados, a Semana da Cultura Geral terá atividades culturais e outros dois eventos paralelos para os estudantes do Câmpus Joinville: o Torneio de Matemática dos Técnicos Integrados do IFSC Joinville (ToMaTI²) e o Slam da Cultura Geral.

O ToMaTI² 2020 será realizado no dia 1º de dezembro, com prova em formulário eletrônico, exclusivo para alunos dos cursos técnicos integrados em Eletroeletrônica e Mecânica do Câmpus Joinville. As inscrições para o torneio podem ser feitas até o dia 29 de novembro por meio de formulário eletrônico.

Já o Slam da Cultura Geral é um campeonato de poesia falada destinado a todos os estudantes do Câmpus Joinville. Para participar, os interessados devem fazer sua inscrição até 16 de novembro, via formulário eletrônico. Junto com a inscrição, os participantes devem postar três vídeos, em formato MP4, com duração máxima de três minutos cada, para as três etapas de apresentação, que acontecem durante a Semana da Cultura Geral.

ENSINO EVENTOS CÂMPUS JOINVILLE EXTENSÃO NEWS