Projeto do Câmpus Lages é contemplado em edital nacional do IFES

CÂMPUS LAGES Data de Publicação: 18 nov 2020 17:22 Data de Atualização: 20 nov 2020 14:49

O projeto "Aprendendo conteúdos matemáticos a partir da interação com aplicativos específico ", coordenado pela professora do Câmpus Lages Vilma Gisele Karsburg, foi um dos contemplado no edital de apoio à iniciação tecnológica com foco na economia 4.0, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Com a aprovação, o projeto terá R$ 122.428,00 em recursos da Secretaria de Ensino Técnico e Tecnológico do Ministério da Educação (SETEC/MEC) destinados ao ao IFSC Câmpus Lages, o que permite a aquisição de materiais de pesquisa e extensão, além da contratação de quatro bolsistas por 24 meses.

O projeto foi selecionado na chamada pública EPE 04/2020 do IFSC e com isso foi sugerido ao edital do IFES. “Alcançar a aprovação em um edital no qual todas as instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica participaram significa a consolidação dos esforços e parcerias que concebem a proposta deste projeto”, comemora a professora.

O projeto

O objetivo principal do projeto é realizar oficinas para resolução de problemas envolvendo conteúdos matemáticos, com alunos dos nonos anos do ensino fundamental de escolas municipais de Lages, a partir da programação e/ou utilização de softwares e aplicativos específicos, desenvolvendo habilidades relacionadas à programação e a utilização de novas tecnologias para a resolução de problemas.

Para a professora, a importância do projeto se justifica na necessidade de complementar o ensino dos alunos. “Para o público alvo é importante para ampliar os conhecimentos na disciplina de matemática que possuem baixos índices no nosso município, aplicar os conhecimentos à problemas reais, e também para a iniciação tecnológica. Já para os discentes bolsistas do IFSC é importante para sua formação e ganho de experiências diferenciadas”, destaca.

As oficinas serão realizada a partir da utilização de metodologias ativas no ensino de conteúdos de matemática: Resolução de problemas, Discussões e debates, Programação e utilização de novas tecnologias e gamificação. “Softwares que poderiam ser utilizados: Geogebra, Drive, Scratch, Scilab, entre outros. As atividades de iniciação tecnológica utilizarão aplicativos específicos podendo ser estudados e trabalhados outros softwares além daqueles já citados. Já a técnica de Gamificação será explorada com jogos interativos, como quizzes, que podem ser realizados no Kahoot! por exemplo, serão realizados como forma de desenvolver um espírito de competitividade saudável entre os discentes”, completa a professora.

O Edital

O IFSC lançou a chamada pública EPE 04/2020, com o objetivo de selecionar projetos para participação no Edital 03/2020 – Apoio à Iniciação Tecnológica com Foco na Economia 4.0, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). O projeto concorreu com outras propostas de Institutos Federais em todo o Brasil e foi contemplado. O resultado foi publicado neste link: https://www.ifes.edu.br/chamadas-publicas/19351-chamada-publica-3-2020-projetos-iniciacao-tecnologica-economia-4-0

CÂMPUS LAGES INOVAÇÃO EXTENSÃO PESQUISA NEWS