Pular para o conteúdo

Notícias

Aluna do IFSC é destaque em concurso da Biblioteca Pública de SC

ENSINO Data de Publicação: 13 nov 2020 16:32 Data de Atualização: 13 nov 2020 16:38

Uma atividade desenvolvida no curso de pós-graduação em Tecnologias para a Educação Profissional (TedPro) resultou no reconhecimento do talento de uma estudante do IFSC para a escrita e em sua estreia como autora. O texto “Aprendendo em família”, da aluna Milene Priscila Lima de Oliveira, ficou em segundo lugar na categoria Áudio do Desafio Inclusivo Conte uma História, realizado pela Biblioteca Pública de Santa Catarina, e irá fazer parte de um e-book publicado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

O trabalho de Milene teve origem nas unidades curriculares Educação Inovadora e Cultura e Linguagem Digitais, nas quais se apresenta a metodologia de design thinking e propõe-se que os estudantes elaborem algum problema a ser resolvido. Ela conta que, após formular algumas questões, optou por desenvolver seu conteúdo em torno da possibilidade de as famílias aprenderem juntas. 

“Pensei nessa questão pois é algo que faz parte do meu dia a dia”, justifica Milene, que tem 33 anos, é casada e mãe de dois meninos, de 6 e 3 anos. “Aqui todos gostamos de aprender, mas me dói pensar que o ato de buscar o aprendizado hoje, na maioria dos formatos, nos exige abdicação do tempo familiar. Acredito poderia ser diferente, ou seja, precisamos buscar formas de agregar o aprendizado com o tempo familiar”, explica. No andamento da atividade, ela escreveu o poema “Aprendendo em família” e, dentro da proposta de utilização de linguagem inovadora, roteirizou e produziu o vídeo.

Para o concurso, o trabalho foi produzido em áudio, com apoio do software livre Audacity. Milene salienta que, embora não tenha formação na área – ela é engenheira ambiental formada pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) –, não teve dificuldades técnicas para preparar o material para o concurso. “Na própria especialização TedPro este recurso foi bem apresentado e explorado, fizemos atividades de produção, edição e postagem desse tipo de mídia - não sou especialista - mas o que aprendi foi o suficiente para me sentir confortável para produzir e encarar o concurso”, comemora. O áudio premiado é uma gravação de 2 minutos e 43 segundos, no qual Milene se apresenta e faz a leitura do poema.

Milene admite estar orgulhosa com o fato de seu trabalho integrar uma publicação digital ao lado dos demais premiados. “É uma honra. Sou caloura nessa área, há até pouco tempo tinha bloqueios com escrita”, conta. Ela começou a se sentir mais à vontade com as palavras após participar de uma oficina do programa Delas, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SC). “Acredito também que só foi possível produzir o ‘Aprendendo em família’ devido ao ambiente de aprendizagem criado pelos profissionais da TedPro, é um ambiente acolhedor que nos permite criar. E acolhimento gera acolhimento, e isto faz parte da inclusão”, considera.

Clique para assistir ao vídeo original do trabalho “Aprendendo em família”, apresentado na pós-graduação em Tecnologias para a Educação Profissional

 

ENSINO