Reitoria e membros do Conselho Superior do IFSC se manifestam sobre portaria do MEC que autoriza retorno às aulas presenciais

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 02 dez 2020 12:35 Data de Atualização: 08 dez 2020 16:56

Considerando a portaria nº 1.030, publicada pelo Ministério da Educação no Diário Oficial desta quarta-feira (02/12/2020), a Reitoria do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e o Conselho Superior (Consup) da instituição publicaram notas oficiais. A portaria dispõe sobre o retorno às aulas presenciais e sobre caráter excepcional de utilização de recursos educacionais digitais para integralização da carga horária das atividades pedagógicas enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19.

A Reitoria informa que seguirá sua Política de Segurança Sanitária para a Covid-19, documento que orienta o retorno das atividades presenciais do IFSC, levando em conta as particularidades e cuidados a serem tomados em função da pandemia de Covid-19.

"A Reitoria do IFSC destaca que a comunidade acadêmica deve receber a portaria como um ato autorizativo que não é mandatório. Os Institutos Federais, bem como as Universidades, atuam com autonomia em relação ao MEC nos limites dos princípios constitucionais e olhando para a realidade local da pandemia. A portaria ainda dá diretrizes quanto ao uso de meios digitais para as aulas." Confira a nota oficial completa aqui.

Os membros do Consup, por sua vez, reivindicam a revogação da portaria. "Causa espanto uma publicação como essa diante do atual quadro de agravamento da Covid-19 no Brasil. Para além disso, o normativo em tela não respeita o esforço que as instituições de ensino têm realizado par a oferecer alternativas à sociedade , tanto pela oferta de ensino remoto quanto pela construção de protocolos que permitam planejar o retorno às atividades presenciais com segurança. A autonomia de nossas instituições, prevista na Constituição, precisa ser garantida em termos práticos." Confira a nota oficial completa aqui.

Programa de inclusão digital e qualificação das atividades on-line

Desde abril, o IFSC repassa auxílio internet a mais de 600 estudantes com vulnerabilidade social. Para melhorar as condições de estudo remoto, também foi lançado um programa de formação de professores para produção de videoaulas e estão em andamento processos de de empréstimos de tablets e computadores para aos estudantes que eventualmente não possuem equipamentos.

Mais informações

-> Consup aprova parcialmente Política de Segurança Sanitária do IFSC para a Covid-19
-> Atividades acadêmicas e administrativas presenciais seguem suspensas até 30/04/2021
-> Medidas do IFSC em relação à Covid-19.

INSTITUCIONAL NEWS