Projetos de pesquisa abrem vagas para bolsistas para estudantes da área de telecomunicações

PESQUISA Data de Publicação: 09 dez 2020 08:57 Data de Atualização: 22 dez 2020 12:05

Dois projetos de pesquisa do Câmpus São José estão com inscrições abertas para bolsistas. As vagas são para estudantes dos cursos de Engenharia de Telecomunicações e técnico integrado em Telecomunicações. As inscrições podem ser feitas até a próxima semana.

Para poder concorrer às vagas, os estudantes precisam preencher alguns requisitos, como ter Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) válido durante o período que compreende a execução do projeto, não ter débito com a Assistência Estudantil do IFSC, dispor de carga horária para as atividades (pesquisa, preparação de relatórios, pôsteres, resumos e artigos científicos) e possuir currículo Lattes atualizado, preferencialmente com o e-mail do IFSC cadastrado.

Antenas

Um dos projetos vai tratar da análise, desenvolvimento, fabricação e comparação de desempenho de antenas impressas em substratos de baixo custo, de modo a permitir o estudo e a fabricação de antenas em frequências de micro-ondas para auxílio no ensino de diversas áreas em telecomunicações. Para viabilizar a fabricação das antenas, será construída uma máquina CNC (controle numérico computadorizado) capaz de realizar circuitos impressos em placas de fenolite, que são substratos de baixo custo e de desempenho satisfatório.

Esse projeto abre uma vaga para estudantes da engenharia que já cursaram a disciplina de “Antenas e Propagação” e outra para alunos do curso técnico que já concluíram a quarta fase.

O projeto vai ser executado de março a dezembro de 2021 e, durante esse período, os bolsistas vão receber parcelas de R$ 250 mensais. As inscrições devem ser feitas até a próxima terça-feira, 15 de dezembro, pelo e-mail da coordenadora do projeto, a professora Evanaska Maria Barbosa Nogueira: evanaska.nogueira@ifsc.edu.br.

Sistemas dinâmicos

Outro projeto tem duas vagas abertas para estudantes de Engenharia de Telecomunicações que já tenham concluído as disciplinas de Programação I (PRG29002) e Eletrônica II (ELA29004). A pesquisa, nesse caso, vai tratar de estudos analíticos, modelagem matemática e simulações computacionais de circuitos eletrônicos de radiofrequência a partir da teoria de sistemas dinâmicos, de modo a se aprofundar o entendimento do comportamento e o projeto de circuitos na faixa de micro-ondas para usos diversos na área de telecomunicações.

Por meio do método dedutivo, numa perspectiva de aprendizagem ativa, a equipe de bolsistas deverá assimilar as novas ferramentas da teoria de sistemas dinâmicos e empregá-las na área de circuitos eletrônicos para telecomunicações.

O projeto também vai ser executado de março a dezembro de 2021 e, durante esse período, os bolsistas vão receber parcelas de R$ 250 mensais.  As inscrições devem ser feitas até a próxima quarta-feira, 16 de dezembro, pelo e-mail do coordenador do projeto, o professor Carlyle Câmara Santos Júnior: carlyle.camara@ifsc.edu.br.

PESQUISA