Colegiado do Câmpus Joinville aprova Calendário Acadêmico para 2021

ENSINO Data de Publicação: 27 nov 2020 16:20 Data de Atualização: 20 abr 2021 19:49

Em reunião extraordinária por videoconferência, nesta quarta-feira 25, o Colegiado do Câmpus Joinville aprovou o Calendário Acadêmico para 2021 e atualizou o Calendário Acadêmico de 2020.2, levando em conta as mudanças provocadas pela suspensão das atividades presenciais em virtude da pandemia de Covid-19.

As aulas do primeiro semestre letivo do próximo ano começam dia 8 de abril e terminam em 17 de agosto. O segundo semestre letivo de 2021 começa dia 10 de setembro e termina dia 25 de fevereiro de 2022.

Atualmente, o Câmpus Joinville está no segundo semestre letivo de 2020, com previsão de término para 20 de março de 2021. Apenas para as turmas concluintes dos cursos técnicos integrados em Eletroeletrônica e Mecânica e do curso superior de Gestão Hospitalar, as aulas de 2020.2 terminam dia 26 de fevereiro do ano que vem.

As datas de término de 2020.2, com inclusão de um dia a mais de aula em sábado letivo, foram alteradas oficialmente nesta reunião do Colegiado, atendendo resolução do Conselho Superior do IFSC (Consup), que ampliou o primeiro período de férias docentes de 2021 até 01 de fevereiro.

Confira o demonstrativo resumido dos semestres, conforme os respectivos calendários acadêmicos:

2020.2 (por atividades não presenciais)

• Início das aulas para as turmas concluintes dos técnicos integrados e Gestão Hospitalar: 13/10/20
  • Início das aulas para as demais turmas: 26/10/20
  • Férias docentes: 28/12/20 a 01/02/21
  • Término das aulas para as turmas concluintes dos técnicos integrados e Gestão Hospitalar: 26/02/21
  • Término das aulas para as demais turmas: 20/03/21

2021.1

• Início das aulas: 08/04/21
  • Término das aulas: 17/08/21

2021.2

• Início das aulas: 10/09/21
  • Férias docentes: 27/12/21 a 30/01/22
  • Término das aulas: 25/02/22

Suspensão de ingresso

Outra pauta discutida e aprovada na reunião do Colegiado do Câmpus Joinville desta semana diz respeito à suspensão temporária de ingresso para o próximo semestre dos cursos técnicos concomitantes em Eletroeletrônica e Teatro.

Segundo a coordenação do curso de Eletroeletrônica, o curso não tem recursos físicos, como laboratórios, para atender novos alunos, já que tem toda demanda de atividades práticas represadas das turmas em andamento, que foram adiadas em virtude da pandemia e da suspensão das aulas presenciais.

No curso de Teatro a situação é semelhante. Por ter uma grande parte de aulas práticas atreladas ao conteúdo teórico, as aulas de todas as unidades curriculares, não só as práticas, foram suspensas até o retorno das atividades presenciais. Assim, mesmo com o possível retorno das aulas presenciais, o curso não teria laboratório para atender novos e atuais alunos ao mesmo tempo.

Calendário de inscrições

Com a suspensão temporária de ingresso destes dois cursos, apenas o técnico concomitante em Mecânica deve abrir vagas para o próximo semestre. Conforme o Calendário de Inscrições, as inscrições serão de 4 de janeiro a 17 de fevereiro de 2021. O processo seletivo é por sorteio. No curso técnico concomitante, o aluno faz a formação técnica no IFSC e o ensino médio em outra escola.

Atualmente, estão abertas as inscrições para os cursos técnicos integrados, onde o aluno faz o ensino médio junto com a formação técnica no IFSC. As inscrições on-line devem ser feitas pelo Portal de Inscrições até 15 de dezembro. A seleção é por sorteio. No técnico integrado, as opções são Eletroeletrônica e Mecânica.

ENSINO CÂMPUS JOINVILLE NEWS