Estudantes dos câmpus Lages e Urupema em evento promotor do empreendedorismo

EVENTOS Data de Publicação: 30 nov 2020 23:09 Data de Atualização: 30 nov 2020 23:14

Alunos dos Câmpus Lages e Urupema participaram do evento Reuni Challenge, evento inter-universidades realizado pelo Órion Parque Tecnológico de Lages. Em três dias de evento, os alunos colocaram a mão na massa para criar uma startup ou negócio que vise responder a demandas da sociedade. Em virtude da pandemia, o evento foi todo de maneira virtual e contou com mais de 80 estudantes participantes.

O IFSC Urupema foi representado por três alunos do curso Superior de Viticultura e Enologia José Carlos Corrêa Neves, Milena de Souza Tomas e Messias Tadeu Dias. O tema/problema escolhido pelos participantes foi como fomentar o turismo local para quem é da Região Serrana. A proposta foi a criação de uma plataforma virtual com roteiros e atrações turísticas e enogastronômicas da região voltadas para o público daqui.

Para o aluno José Carlos, a região tem grande potencial de crescimento e pontos pouco ou ainda inexplorados em especial Urupema, com sua tranquilidade e belezas naturais, pode acrescentar ao Planalto Catarinense mais opções ao turismo. Porém, o mais importante no evento não foi a competição. "Quando me propus a participar da competição Reuni Challenge, fui com a sede de buscar muito conhecimento e poder assim empreender. o evento proporcionou momentos desafiadores, intrigantes, questionadores, que forçaram naquele fim de semana a busca por conhecimentos e ferramentas ainda fora do contexto universitário. O que aconteceu nos três dias, me mostrou o quanto é importante buscar soluções e observar cada vez mais para desenvolver novas ferramentas que facilitem o dia-a-dia", comenta.

O professor Rogério de Oliveira Anese, do Câmpus Urupema, fez o papel de divulgar o evento e organizar a participação dos alunos. "Tivemos seis inscrições, mas apenas dois foram até o final da competição. Como docente, foi importante pois contribui para a imersão dos discentes na área de criação de startup para resolução de problemas da sociedade. Sem dúvida, isso ajuda na formação integral dos estudantes", completa Rogério.

Já o Câmpus Lages participou com seis estudantes: Karol Karen Borba Tasca, Eduarda Lessa de Araújo de Souza, Juliane Santos de Almeida, Luciano Busato, Lilian Laís Ribas e Francisca Alves. Eles são alunos dos cursos superior de tecnologia em Gestão do Agronegócio, pós-graduação em Marketing e técnico em Agroecologia. A ideia do grupo era uma agência de assessoramento e capacitação que fizesse uma ponte entre os agricultores donos de pequenas e médias propriedades com o turista que procurasse passeios rurais na Região Serrana.

"Foi um final de semana muito interessante e intenso que com certeza me mostrou novas possibilidades de trabalho e estudo. É uma experiência que eu recomendo aos meus colegas. Acredito que a participação tenha sido muito produtiva, e certamente levarei esta experiência comigo para qualquer negócio que possa vir a fundar. E durante o desafio nós como um grupo aprendemos a identificar as demandas da sociedade de uma forma precisa e sempre contando com a criatividade e com o pensamento em equipe", completa Eduarda Lessa de Araújo de Souza, aluna do curso superior de Gestão do Agronegócio.

Uma outra equipe do IFSC participou do evento e ficou com o terceiro lugar. Foi a equipe do Câmpus Caçador.

Mais informações sobre o Reuni no site do evento.

EVENTOS CÂMPUS LAGES CÂMPUS URUPEMA NEWS