Estudantes de Chapecó, São Carlos e Xanxerê são premiados na OMIF

ENSINO Data de Publicação: 26 nov 2020 10:44 Data de Atualização: 30 nov 2020 14:20

Juntos, estudantes de três câmpus do IFSC no Oeste catarinense conquistaram oito medalhas na Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF), sendo uma de ouro, quatro de prata e três de bronze, além de outras três menções honrosas. Os alunos são dos câmpus Chapecó, São Carlos e Xanxerê e, além deles, outras quatro unidades do IFSC tiveram premiados.

A OMIF é uma competição de matemática para estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio das instituições da rede federal de educação profissional e tecnológica. Devido à pandemia de Covid-19, a terceira edição da OMIF foi realizada em duas etapas de forma totalmente virtual. A prova ocorreu apenas na primeira, em 25 de outubro. E, a segunda fase, entre os dias 20 e 22 de novembro, foi dedicada a um evento on-line com palestras, minicursos, oficinas, atividades culturais, entre outras.

“Tivemos diversas palestras e eventos durante os dias 20 e 21, no dia 22 houve uma transmissão via Youtube onde houve uma série de agradecimentos junto da lista de premiados, eu esperei ansiosamente pelo resultado e felizmente fui um dos contemplados”, lembra o medalhista de prata Vinícius Gabriel Merlo, da primeira fase do curso técnico em Informática do Câmpus Xanxerê.

“Eu estava acompanhando a live de divulgação dos resultados com meus pais e meu irmão e na hora que vi meu nome, literalmente pulei de alegria”, conta a medalhista de prata Luisa Feil Kroth, do primeiro ano do técnico integrado em Edificações, do Câmpus São Carlos.

A medalhista de ouro Camila Fank Kist, do segundo módulo do técnico integrado em Informática do Câmpus Chapecó, relata como foi fazer a prova no contexto da pandemia. “Eu particularmente prefiro fazer essas provas de olimpíadas presencialmente, mas acho melhor fazer desse jeito do que não fazer. A prova em si, a resolução das questões não muda muito, mas não tem aquela sensação boa de ir até o lugar, fazer a prova e depois sair, ou feliz e aliviado por achar que acertou todas as questões ou meio ansioso por não ter certeza se foi bem ou não. Mas de qualquer forma, eu adoro participar dessas olimpíadas, independente de como elas forem”, pondera.

Confira os premiados nos câmpus do Oeste do IFSC

Câmpus Chapecó