Pesquisa do câmpus Rau é premiada no SICT-Sul

CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-RAU Data de Publicação: 01 dez 2020 17:58 Data de Atualização: 01 dez 2020 18:21

Uma pesquisa ligada ao funcionamento de motores de corrente contínua desenvolvida pelos professores Rodrigo Trentini e Anna Baasch e pelos estudantes Yuri Ferreira e Daniel dos Santos foi premiada na edição deste ano do Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense (9° SICT-Sul). O trabalho ganhou o destaque na categoria “Resumo Expandido”, dentro da modalidade “Engenharias” estabelecida pelo evento. Todos os integrantes da equipe são ligados ao curso de Engenharia Elétrica do Câmpus Jaraguá do Sul-Rau.

O projeto apresentado pela equipe trata do controle de torque para motores de corrente contínua (CC) a partir de uma implementação denominada Hardware-in-the-Loop, onde o motor é emulado em tempo real em um microcontrolador. “Trata-se de uma solução viável e bastante interessante principalmente em tempos de pandemia, quando os laboratórios do câmpus não são acessíveis”, destaca o professor Preuss.

A pesquisa surgiu de uma parceria entre o Grupo de Pesquisa em Modelagem, Análise e Controle de Processos do Câmpus Jaraguá do Sul-Rau e a empresa Wert Automação Industrial Ltda. A equipe e a empresa tiveram, ainda, o projeto de pesquisa fomentado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), por meio do edital 6/2018. A partir disso foi desenvolvido o controle de torque de um motor elétrico aplicado em uma bancada de teste de vazamento de cilindros pneumáticos.

Além deste trabalho, a mesma equipe de pesquisadores teve aprovado no evento o artigo “Modelagem e identificação paramétrica de um motor de corrente contínua com enrolamento de campo”. O professor Rodrigo Trentini apresentou, por fim, ainda um terceiro projeto, junto com o estudante Daniel Cesar Piccoli, intitulado “Bancada didática baseada na equivalência mecânica-elétrica para o ensino de sistemas elétricos de potência”.

Outros servidores e estudantes dos câmpus Jaraguá do Sul-Rau e Jaraguá do Sul-Centro tiveram suas pesquisas aceitas e apresentadas no evento. Para conferir todos os trabalhos, acesse os anais disponíveis no site do SICT-Sul.

Sobre o evento

O 9º Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense (9° SICT-Sul) ocorreu entre 24 e 26 de novembro e teve como objetivo proporcionar um espaço de divulgação, reflexão e integração da pesquisa, extensão e ensino das instituições envolvidas nas diversas áreas do conhecimento, tecnologia e inovação. Em 2020 o tema do evento foi “Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”, tendo como sede virtual o Câmpus Criciúma do IFSC.

Durante o simpósio ocorreram minicursos e 214 apresentações (106 resumos expandidos e 108 artigos completos) dividas em nove modalidades: Ciências Agrárias, Ciências da Computação, Ciências Exatas & da Terra, Educação & Ensino, Engenharias, Gestão, Meio Ambiente & Sustentabilidade, Produção Cultural & Ciências Sociais & Humanas e Saúde.

Para cada modalidade foi escolhido um trabalho destaque na categoria Artigo Completo e outro na categoria Resumo Expandido.

CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-RAU CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-CENTRO PESQUISA