O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Ciclo de Palestras em Fruticultura apresenta novidades para cultivo de pera, maçã e morango

EVENTOS Data de Publicação: 03 dez 2020 17:15 Data de Atualização: 20 abr 2021 20:37

O primeiro Ciclo de Palestras em Fruticultura que o Câmpus Canoinhas realiza na próxima terça-feira (8), às 13h30, vem com a proposta de apresentar o que há de novidades em técnicas para três cultivares com grande produção ou potencial produtivo no estado: maçã, pera e morango. O evento virtual é gratuito e aberto a todos os interessados. A transmissão será pelo canal IFSC Canoinhas no Youtube.

O objetivo é capacitar produtores rurais, técnicos e estudantes, especialmente do Planalto Norte. “A região apresenta condições de clima e solo para o cultivo de frutíferas, sendo uma região com grande potencial de crescimento da fruticultura em Santa Catarina”, explica o professor Douglas André Wurz, que vai mediar as palestras.

A organização do evento é do Grupo de Fruticultura do Câmpus Canoinhas, que convidou especialistas que são referências nacionais nas três culturas escolhidas para a primeira edição. O pesquisador em fruticultura Alberto Ramos Luz, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), vai falar sobre os desafios de manejo, escolha de cultivares, porta-enxertos e polinizadoras na cultura de pera. Apesar de ser uma cultura bastante exigente, tem um grande potencial de mercado, já que cerca de 90% da pera consumida no Brasil é proveniente do mercado externo.

Professor Antonio Fagherazzi, também da Udesc, terá a missão de apresentar novas cultivares de morango, que garantam produtividade e qualidade superiores às variedades tradicionalmente cultivadas. O tema vem ao encontro de pesquisas em andamento no Câmpus Canoinhas desde 2018. Na área experimental, o Grupo de Fruticultura trabalha com novas variedades e genótipos de morangueiro com potencial de cultivo na região, levando em conta a adaptação e os índices produtivos e qualitativos.

Para falar sobre o potencial da região para o cultivo de maçã, com destaque para variedades de ciclo precoce, com menor exigência em frio, foi convidado o engenheiro agrônomo Tiago Afonso de Macedo, da Agromillora. O foco será a apresentação de porta-enxertos que resultem em macieiras com boa tolerância a doenças, melhor brotação na copa e melhor angulação de inserção dos ramos ao caule.

Programação

13h30 | Tecnologias para o cultivo da pereira no Brasil, com Alberto Ramos Luz (Pós-doutorando CAV/UDESC – Lages/SC)

14h30 | Aspectos fisiológicos de novas cultivares de morango, com Antonio Fagherazzi (Professor CAV/UDESC – Lages/SC)

15h30 | Porta-enxertos de Macieira Série G (Geneva®): uma alternativa para maleicultura do Planalto Norte Catarinense?, com Tiago Afonso de Macedo (Agromillora Produção Comércio de Mudas Vegetais)

EVENTOS CÂMPUS CANOINHAS NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.