O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Evento do Câmpus Urupema discutiu potencialidades da viticultura

EVENTOS Data de Publicação: 04 dez 2020 18:18 Data de Atualização: 04 dez 2020 18:30

Nos últimos dias 23, 25 e 27 de novembro o Câmpus Urupema promoveu o evento "Descobertas e Oportunidades da Vitivinicultura". A atividade contou com um ciclo de palestras com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da vitivinicultura, trazendo informações técnicas e práticas sobre as mais diversas áreas da Viticultura e Enologia, com convidados do IFSC e externos.

A Chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão do Câmpus Urupema, Carolina Pretto Panceri, explica que a atividade foi realizada por meio de parceria entre as unidades curriculares do curso superior de Viticultura e Enologia. "O evento foi desenvolvido pela unidade curricular Atividades de Extensão II. A unidade Enoturismo foi parceira, desenvolvendo 10h de atividade prática. O evento foi cadastrado como projeto de extensão e assim ajuda a cumprir a meta de curricularização da extensão exigida para cursos superiores", explica.

Para a professora Adrielen Tamiris Canossa, organizadora do evento, foi possível a integração da comunidade acadêmica com a comunidade externa, mesmo que de forma virtual. Ela acredita que o evento apresentou novas possibilidades e novidades da vitivinicultura catarinense, mas que podem ser aplicadas em propriedades de outras regiões produtoras do Brasil.

"Ficamos muito felizes com a realização e participação do público no evento. Foram em média 220 inscrições por palestra. Pelo evento ser virtual, foi possível a participação dos mais diversos estados além de Santa Catarina, como RS, SP, RJ, MS, BA, PE. Os assuntos foram variados e esperamos que todos tenham aproveitado ao máximo as palestras", comemora Adrielen.

As atividades foram todas online e estão disponíveis no Canal do Câmpus Urupema no youtube. Você pode acompanhar as palestras abaixo:

Palestra “Potencialidades e limitações dos solos do planalto catarinense para a vitivinicultura de altitude” – Bruno Dalazen Machado, professor do IFSC Câmpus Lages.



Palestra “Controle agroecológico de pragas e doenças” Marcos Aluísio Stürmer - SENAR/SC.



Palestra “Variedades de Videira com Potencial para a Serra Catarinense” – Alberto Brighenti, professor da UFSC.



Palestra “Vinho e Gastronomia Local – Harmonização Cultural” – Rossela Eliza Ceni, Sommelier - ABS-SC.



Mesa-redonda: “Novos caminhos no mundo da Enologia e do Enoturismo” – Convidados: Willian Marques (Rota Turismo), Eduardo Strechar (Cata Terroir) e Clésio Mondini (Vinícola Mondini).



 

EVENTOS CÂMPUS URUPEMA NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.