Estudantes do IFSC são premiados na OBA

EVENTOS Data de Publicação: 18 dez 2020 15:18 Data de Atualização: 21 dez 2020 12:36

Alunos dos câmpus Caçador, Criciúma, Florianópolis, Joinville e São Miguel do Oeste receberam medalhas da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) 2020. O evento, realizado dias 12 e 13 de novembro, em fase única e de forma virtual devido à pandemia da Covid-19, divulgou a classificação na terça-feira (13).

A OBA é realizada todos os anos, pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), com a participação de estudantes de ensino fundamental e ensino médio de todo o país. O objetivo é estimular o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins.

No Câmpus Caçador, dos 26 estudantes inscritos, três conquistaram medalhas de bronze e duas, medalhas de prata. O professor Luciano Haverroth considera um avanço a participação do Câmpus nesta edição da OBA. “Até então, havíamos conquistado apenas uma medalha de prata, que foi no ano passado. Ou seja, houve um crescimento de 1 para 5 medalhas. A cada ano percebo uma evolução, tanto na OBA, quanto nas olimpíadas de Física. No início do ano, os alunos já perguntam se haverá a participação e como acontecerá”, destaca.

No Câmpus Criciúma, a participação também foi recorde, um total de 10 medalhas (seis de ouro, três de prata e uma de bronze). Responsável pela inscrição dos estudantes, o professor de Física Orlando Gonnelli destaca o grande número de medalhistas que o Câmpus teve este ano na Olimpíada. “Tivemos um número considerável de medalhistas no Câmpus. Foi um resultado inédito, nunca tivemos esta quantidade de medalhistas, o que mostra que estamos melhorando a cada ano e conseguindo motivar os estudantes. Quase todos os alunos que participaram ganharam medalha”, afirma.

Em Florianópolis, foram 6 medalhas: duas de ouro, duas de prata e duas de bronze. A participação dos estudantes foi organizada pelo professor de Física, Marcos Neves.

Já no Câmpus Joinville, foram 11 os estudantes premiados (quatro medalhas de ouro, seis de prata e uma de bronze). Segundo o professor de Física, Fernando Cláudio Guesser, a olimpíada é uma forma de estudo aplicado de física, matemática e disciplinas técnicas, além de um incentivo para despertar nos jovens o estudo das ciências espaciais em sala de aula.

No Câmpus São Miguel do Oeste, sete estudantes conquistaram medalhas, sendo que entre eles cinco são dos cursos técnicos integrados do IFSC e dois são alunos de escolas da região que não iriam participar da prova da OBA e disputaram a competição pelo IFSC via projeto de extensão ASTROIFSC - Grupo de estudos de Astronomia. Ao todo, foram duas medalhas de ouro, três de prata e duas de bronze.

Em relação à Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), o Câmpus foi representado por uma única equipe formada pelos estudantes Daniel Gasperin, Jordana Gonzatto e Luiza Garlet Paglioza. Já na etapa local, eles conseguiram um alcance de 185m e com isso, além de levarem medalha de ouro, se classificam para a etapa nacional da competição. O grupo é o mesmo que conquistou o troféu ano passado na etapa nacional em Barra do Piraí-RJ.

Conheça os medalhistas de cada câmpus

Ouro

Caroline Wunsch – Joinville
Aline Barbieri – São Miguel do Oeste