Pular para o conteúdo

Notícias

Estudantes do IFSC são premiados na OBA

EVENTOS Data de Publicação: 18 dez 2020 15:18 Data de Atualização: 21 dez 2020 12:36

Alunos dos câmpus Caçador, Criciúma, Florianópolis, Joinville e São Miguel do Oeste receberam medalhas da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) 2020. O evento, realizado dias 12 e 13 de novembro, em fase única e de forma virtual devido à pandemia da Covid-19, divulgou a classificação na terça-feira (13).

A OBA é realizada todos os anos, pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), com a participação de estudantes de ensino fundamental e ensino médio de todo o país. O objetivo é estimular o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins.

No Câmpus Caçador, dos 26 estudantes inscritos, três conquistaram medalhas de bronze e duas, medalhas de prata. O professor Luciano Haverroth considera um avanço a participação do Câmpus nesta edição da OBA. “Até então, havíamos conquistado apenas uma medalha de prata, que foi no ano passado. Ou seja, houve um crescimento de 1 para 5 medalhas. A cada ano percebo uma evolução, tanto na OBA, quanto nas olimpíadas de Física. No início do ano, os alunos já perguntam se haverá a participação e como acontecerá”, destaca.

No Câmpus Criciúma, a participação também foi recorde, um total de 10 medalhas (seis de ouro, três de prata e uma de bronze). Responsável pela inscrição dos estudantes, o professor de Física Orlando Gonnelli destaca o grande número de medalhistas que o Câmpus teve este ano na Olimpíada. “Tivemos um número considerável de medalhistas no Câmpus. Foi um resultado inédito, nunca tivemos esta quantidade de medalhistas, o que mostra que estamos melhorando a cada ano e conseguindo motivar os estudantes. Quase todos os alunos que participaram ganharam medalha”, afirma.

Em Florianópolis, foram 6 medalhas: duas de ouro, duas de prata e duas de bronze. A participação dos estudantes foi organizada pelo professor de Física, Marcos Neves.

Já no Câmpus Joinville, foram 11 os estudantes premiados (quatro medalhas de ouro, seis de prata e uma de bronze). Segundo o professor de Física, Fernando Cláudio Guesser, a olimpíada é uma forma de estudo aplicado de física, matemática e disciplinas técnicas, além de um incentivo para despertar nos jovens o estudo das ciências espaciais em sala de aula.

No Câmpus São Miguel do Oeste, sete estudantes conquistaram medalhas, sendo que entre eles cinco são dos cursos técnicos integrados do IFSC e dois são alunos de escolas da região que não iriam participar da prova da OBA e disputaram a competição pelo IFSC via projeto de extensão ASTROIFSC - Grupo de estudos de Astronomia. Ao todo, foram duas medalhas de ouro, três de prata e duas de bronze.

Em relação à Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), o Câmpus foi representado por uma única equipe formada pelos estudantes Daniel Gasperin, Jordana Gonzatto e Luiza Garlet Paglioza. Já na etapa local, eles conseguiram um alcance de 185m e com isso, além de levarem medalha de ouro, se classificam para a etapa nacional da competição. O grupo é o mesmo que conquistou o troféu ano passado na etapa nacional em Barra do Piraí-RJ.

Conheça os medalhistas de cada câmpus

Ouro
Alexandre Gonçalves Coral - Criciúma
Davi Serafim dos Santos - Criciúma
Edmilson Alano Batista - Criciúma
Kauan Mariani Ferreira - Criciúma
Luiz Gustavo Fernandes - Criciúma
Maurício Magagnin Réus – Criciúma
Marcelo Augusto Vieira Lopes - Câmpus Florianópolis
Maria Eduarda Gerhardt Lewandowski - Câmpus Florianópolis
Enthony Antunes Negrello – Joinville
Gustavo Felipe Pereira – Joinville
Isabela Cardozo – Joinville
Pedro Gustavo Rieck – Joinville
Daniel Capelini Barbosa – Projeto ASTROIFSC, do Câmpus São Miguel do Oeste
Bruno Luiz da Cunha – Projeto ASTROIFSC, do Câmpus São Miguel do Oeste

Prata
Isabella Leticia Rossi Grutzmann - Caçador
Tarsila Scherer Oliveira – Caçador
Augusto Cesar Reinert da Rosa - Criciúma
Felipe Elton Pazini Savi - Criciúma
Tayná da Silva da Rosa – Criciúma
Helena Scussel Rosa - Câmpus Florianópolis
Victor da Silveira - Câmpus Florianópolis
Guilherme Ricardo Olegário – Joinville
Gustavo Fabianno Pereira – Joinville
Isabela Das Chagas Luiz – Joinville
Lucas Bail Silveira – Joinville
Luis Roberto Quintanilla Torrez – Joinville
Romero Perardt Magalhães Brito – Joinville
Daniel Gasperin – São Miguel do Oeste
Gabriela Camila Corti – São Miguel do Oeste
Graziela Franco Assumpção – São Miguel do Oeste

Bronze
Anna Clara dos Santos - Caçador
Gabrielly Endrigo - Caçador
Julia Varela Morais – Caçador
Sofia da Silveira Joaquim – Criciúma
Helena de Moura Duarte - Câmpus Florianópolis
João Vitor Sousa Soeiro - Câmpus Florianópolis
Caroline Wunsch – Joinville
Aline Barbieri – São Miguel do Oeste
Marrony Rufino Busnelo – São Miguel do Oeste

CÂMPUS CAÇADOR CÂMPUS CRICIÚMA CÂMPUS FLORIANÓPOLIS CÂMPUS JOINVILLE CÂMPUS SÃO MIGUEL DO OESTE EVENTOS

Nó: liferay-ce-prod02