Estudantes do Câmpus Caçador conquistam medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

ENSINO Data de Publicação: 16 dez 2020 10:26 Data de Atualização: 14 abr 2022 10:07

Cinco alunos do Câmpus Caçador são medalhistas da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) 2020. O evento, realizado dias 12 e 13 de novembro, em fase única e de forma virtual devido à pandemia da Covid-19, divulgou a classificação nesta terça-feira (13). De 26 inscritos pelo Câmpus, os estudantes conquistaram três medalhas de bronze e duas de prata. O número de medalhas é inédito no Câmpus, demonstrando um crescimento do interesse dos estudantes pela temática e pela competição.

O professor Luciano Haverroth considera um avanço a participação do Câmpus nesta edição da OBA. “Até então, havíamos conquistado apenas uma medalha de prata, que foi no ano passado. Ou seja, houve um crescimento de 1 para 5 medalhas. A cada ano percebo uma evolução, tanto na OBA, quanto nas olimpíadas de Física. No início do ano, os alunos já perguntam se haverá a participação e como acontecerá”, destaca.

Para Haverroth, qualquer iniciativa que acrescente conhecimento, deve ser aproveitada. “No caso da OBA, os conhecimentos envolvidos são transdisciplinares, pois envolve todo tipo de conhecimento escolar na prática. Ou seja, não adianta o aluno conhecer apenas de Física para entender a astronomia e a astronáutica. Além de que eles lidam com a aplicação em situações reais, que envolvem algo que mexe com a curiosidade de toda a humanidade”, destaca.

Os alunos com nota igual ou superior a 7, situação de todos os estudantes do Câmpus, estão classificados para as seletivas para o âmbito internacional da Olimpíada. Conforme Luciano, as primeiras informações foram encaminhadas para o grupo de Caçador. “Agora, devo criar um grupo de estudos com essas alunas, são 5 meninas, a fim de preparar para as seletivas. Duas delas estão no terceiro ano e ainda preciso confirmar se elas estarão dentro dos pré-requisitos”, conta ele.

Prova

Realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira em parceria com a Agência Espacial Brasileira, a Olimpíada é voltada para todos os alunos dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas e privadas do país.

A OBA segue com 10 questões, nos quatro níveis. São sete questões de Astronomia e três de Astronáutica, porém em qualquer ordem. Continua com uma única fase.

Medalhas
Anna Clara Dos Santos