O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Atleta revelada pelo IFSC conquista importantes resultados nacionais no Atletismo

ENSINO Data de Publicação: 18 dez 2020 17:10 Data de Atualização: 18 dez 2020 17:49

A atleta Ketllyn Zanette, egressa do curso técnico integrado em Informática do Câmpus Chapecó, teve resultados bastante expressivos em importantes competições nacionais realizadas nos últimos dias. A ex-aluna foi descoberta no IFSC, durante as aulas de educação física, surpreendeu em diversas competições estudantis e, em pouco tempo, começou a apostar e ser incentivada para tornar-se uma atleta profissional.

No Campeonato Brasileiro de Atletismo sub-23, que ocorreu nos dias 17 e 18 de dezembro em Bragança Paulista, no estado de São Paulo, além de ser vice-campeã no salto em distância e vice-campeã no revezamento 4x100, ela levou a medalha de ouro no salto triplo, que é sua principal prova, com a marca de 13,22m. 

No Troféu Brasil de Atletismo, a maior competição da modalidade na América Latina, realizada entre os dias 10 e 13 de dezembro em São Paulo, conquistou medalha de bronze. O resultado veio na prova de salto triplo, com a marca de 13,31m, o melhor registro da história da atleta, que a torna líder do ranking nacional sub-23, quarta melhor no ranking nacional adulto e recordista absoluta em Santa Catarina.

Ketllyn foi descoberta no IFSC, durante as aulas de educação física. Sua primeira competição foi uma edição nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIF), a qual foi representando uma vaga conquistada pelo Câmpus. “Foi bem engraçado porque eu não sabia o que era a prova e alguns minutos antes de entrar na pista o professor Eder e eu fomos em uma praça e ele me ensinou o que era o salto triplo. Me disse: ‘você vai correr, vai fazer isso e cair dentro da caixa de areia’. E aí, no meu primeiro salto, eu bati o recorde da competição”, lembra.

Vida de atleta

Depois que os resultados começaram a aparecer nas competições estudantis, Ketllyn se dedicou ainda mais ao esporte. Atualmente, compete representando a equipe União Catarinense de Atletismo (UCA) do município de São José. Além de treinar cerca de seis vezes por semana, ela também se dedica à faculdade de Educação Física e ao trabalho em uma academia de musculação.

O professor de educação física do câmpus Chapecó Eder Ferrari foi o primeiro a reconhecer o potencial da jovem atleta e a incentivar a treinar. “Para mim, é muito gratificante, é emocionante. Eu vivi o atletismo, fui atleta por 17 anos, sou treinador há muito tempo, sou treinador voluntário, então sempre que posso estou lá metido querendo descobrir mais alguém. A sensação é sempre muito boa, sensação de realização por poder transformar a vida de uma pessoa”, conta.

Sobre os próximos objetivos, Ketllyn afirma que “essas marcas mudaram totalmente os planos, eu imaginava melhorar, mas não pensava que seria tanto. Agora é traçar novos objetivos e a minha prioridade no momento vai ser o atletismo”.

Ela também faz questão de agradecer: “gostaria de agradecer a todos os professores do IFSC que sempre me apoiaram e até hoje me mandam mensagens de apoio, me parabenizando pelos resultados. Foi o IFSC que me proporcionou tudo isso que estou vivendo hoje, começou ali, foi a melhor instituição de ensino que já estudei até hoje. Mas meu agradecimento maior se estende ao professor Eder Ferrari e ao professor Gerson Witte que sempre compraram essa briga e estão junto comigo até hoje”, finaliza. 

 

ENSINO CÂMPUS CHAPECÓ NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.