Conheça o Plano de Contingência para Covid-19 do Câmpus Canoinhas

CÂMPUS CANOINHAS Data de Publicação: 18 dez 2020 17:15 Data de Atualização: 18 dez 2020 17:26

Em reunião ampliada para participação da comunidade escolar, na noite desta quinta-feira (17), por videoconferência, o Colegiado do Câmpus Canoinhas divulgou o Plano de Contingência para a Covid-19 que foi apresentado à Prefeitura de Canoinhas e homologado pelo Comitê Municipal de Gerenciamento da Pandemia de Covid-19. A reunião foi transmitida pelo Facebook e está salva para quem quiser assistir. O plano também está disponível no site do câmpus para consulta.

-> Clique aqui para acessar o documento

-> Clique aqui para assistir à gravação da reunião

O plano está alinhado com as metodologias para elaboração de Planos de Contingência da Defesa Civil de Santa Catarina e as orientações nacionais e internacionais do Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde, bem como das secretarias de Estado de Saúde e de Educação. A apresentação foi realizada pela servidora Juliete Alves dos Santos Linkowski.

No âmbito do IFSC, o plano ainda deverá ser adaptado ao documento geral da instituição, após sua aprovação pelo Conselho Superior (Consup). Depois, a versão final do plano de Canoinhas será votada no Colegiado local.

“Nossa intenção é tranquilizar nossa comunidade escolar e falar sobre o que está sendo feito para o retorno seguro das atividades presenciais, quando for possível”, explicou o diretor do Câmpus Canoinhas, Joel José de Souza. Segundo a última decisão do Consup, as atividades presenciais estão suspensas até 30 de abril em todos os câmpus do IFSC.

Conheça o plano

O Plano de Contingência é composto de sete capítulos: introdução, enquadramento conceitual de referência, atores/população-alvo, objetivos, cenário de risco, níveis de prontidão/ação e governança e operacionalização da resposta.

A partir de cenários de risco identificados, o plano define estratégias, ações e rotinas de resposta para o enfrentamento da epidemia de Covid-19, incluindo eventual retorno das atividades presenciais, administrativas e escolares. Pela proposta, o conjunto de medidas e ações deverá ser aplicado de modo articulado, em cada fase da evolução da epidemia.

No plano, estão listadas as vulnerabilidades do câmpus para o retorno seguro das atividades presenciais, como o número insuficiente de funcionários para auxiliar na fiscalização das normas de convivência exigidas; número de servidores que se encontram dentro de grupos de risco, que se manterão afastados de possíveis atividades presenciais; baixa percepção de risco e o descumprimento de regras sociais (por exemplo, distanciamento e isolamento social, uso de máscaras); e dependência de meios de transporte coletivos urbanos, eventualmente saturados, entre outras.

O Plano de Contingência traz também toda capacidade física e de materiais disponível no câmpus e tudo o que precisará ser adquirido ou adaptado. A adequação de uma sala para acolhimento de pessoas que no meio do expediente ou aula possam vir a ter algum tipo de sintoma e necessitarem ficar isoladas é um exemplo de capacidade a ser instalada. Toda parte de higienização também está prevista.

Por fim, o plano apresenta a estrutura de gestão operacional, com as equipes responsáveis por cada dinâmica necessária para a colocação das medidas em prática: dinâmicas sanitárias, pedagógicas, alimentação escolar, transporte escolar, gestão de pessoas, comunicação e informação, capacitação e treinamentos e finanças.

Conheça a equipe

A Comissão Loca do Plano de Contingência do IFSC – Câmpus Canoinhas é coordenada pela servidora Daiana Alves Machado e formada por representantes do Colegiado, Cleber Roberto Stange; da gestão, Francis Saibel; da Comissão Interna de Saúde do Servidor Público (CISSP) – Câmpus Canoinhas, Carolina de Castro Santos; e dos alunos, Júlia Roberta Rodrigues.

O segmento docente é representado pelos professores Eduardo Henrique Goulin, Sandra Aparecida Tavares, Aryane Spadotto, Yuri Lima Perotto, Lauro William Petrentchuk, Douglas Andre Wurz, Lais Fernanda Melo Pereira, Eliziane Luiza Benedetti, Luís Otávio Mendes, Maria Bertília Oss Giacomelli e Manassés Carlos Taques. Já as servidoras Juliete Alves dos Santos Linkowski, Josiele de Oliveira dos Santos Veiga e Mara Lúcia Schroeder Tavares representam os técnico-administrativos do Câmpus Canoinhas.

Quem tiver dúvidas ou sugestões, pode entrar em contato com a comissão pelo endereço eletrônico covid.can@ifsc.edu.br.

CÂMPUS CANOINHAS INSTITUCIONAL