O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Egressa e servidora do Câmpus Canoinhas publica livro sobre rotinas em laboratórios do eixo de produção alimentícia

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 07 jan 2021 16:20 Data de Atualização: 18 jan 2021 11:02

Para a técnica de laboratório do Câmpus Canoinhas, Daiana Alves Machado, o ano de 2020 terminou com uma boa notícia: a publicação do seu primeiro livro. A obra Laboratórios de Análise e Processamento de Alimentos é resultado do seu relatório de estágio curricular obrigatório apresentado para a conclusão do curso superior de tecnologia em Alimentos, no final de 2017.

“Eu sempre tive o sonho de publicar um livro, mas o principal empecilho era o custo de publicação”, conta Daiana. Em setembro, ela recebeu o convite da editora Novas Edições Acadêmicas para publicar, gratuitamente, o seu trabalho. “Então eu me informei sobre todo o processo, me identifiquei com a proposta e não pensei duas vezes em aceitá-la”, explica.

No livro, Daiana relata as atividades realizadas nos laboratórios de Análise e Processamento de Alimentos, como preparo de aulas práticas e de soluções químicas, gerenciamento de resíduos químicos, processo licitatório e inventários, entre outros temas. Conforme a servidora, é o resultado da aplicação dos conhecimentos teóricos e práticos na sua rotina diária de trabalho como técnica de laboratório.

Ela explica que a área tem pouca literatura disponível, especialmente sobre o preparo de aulas práticas, e que o livro pode auxiliar estudantes, pesquisadores e profissionais que precisam de bibliografia sobre esses temas. O livro está disponível em nove idiomas (português, inglês, espanhol, alemão, francês, italiano, holandês, polonês e russo) e pode ser adquirido em sites especializados e plataformas virtuais de comércio de livros.

“É uma experiência enriquecedora e muito gratificante. Afinal, não tem satisfação maior em saber que o seu conhecimento e a sua experiência estão sendo transmitidos e que a sua história pode incentivar outras pessoas que compartilham do mesmo sonho”, comemora Daiana.

Sua história no IFSC começou em 2013, quando ingressou no curso técnico em Agroindústria do Câmpus Canoinhas. Em 2015, Daiana ingressou na primeira turma do curso superior de tecnologia em Alimentos. No mesmo ano, fez o concurso público para a instituição e foi aprovada. Desde dezembro de 2016, ela atua como técnica de laboratório do eixo de produção alimentícia.

INSTITUCIONAL CÂMPUS CANOINHAS NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.