O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Projeto de extensão resulta em material informativo sobre saúde para haitianos

EXTENSÃO Data de Publicação: 08 jan 2021 16:05 Data de Atualização: 08 jan 2021 16:34

Os postos de saúde de São José passam a contar com material bilíngue em português e crioulo haitiano (língua falada no Haiti) por iniciativa de um projeto de extensão do câmpus do IFSC na cidade. O material, de distribuição gratuita, está disponível de maneira impressa e online, e destina-se ao atendimento de haitianos no programa de saúde na família.

O objetivo do projeto foi facilitar o acesso dos imigrantes haitianos, que muitas vezes têm dificuldade com a língua portuguesa, às informações de saúde. Para elaborar o material, a equipe formada por professoras e uma bolsista do Câmpus São José do IFSC fez parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e com os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de São José para compreender quem são os imigrantes haitianos e quais serviços de saúde mais procuram. O projeto durou quatro meses, de agosto a dezembro de 2020.

A bolsista Luana Cristina Farias, do curso técnico integrado em Telecomunicações, elaborou o material gráfico para impressão e para o meio digital. O material impresso, distribuído na rede básica de Saúde de São José, tem ilustrações, vocábulos e pequenas frases nos dois idiomas e será distribuído nas unidades básicas de saúde do município e hospitais da cidade.

O material digital tem o mesmo conteúdo do impresso, podendo ser divulgado via redes sociais e meios de comunicação como o WhatsApp. A tradução foi feita por duas estudantes haitianas do Câmpus São José, Guishneighdine Clersaint e Madolona Mompremier Declasse.

A publicação é de livre acesso, utilização e reprodução desde que seu formato e os créditos de elaboração sejam mantidos. A coordenação do trabalho foi feita pelas professoras Ana Paula Pruner de Siqueira e Sandra Albuquerque Reis Fachinello.
 

EXTENSÃO CÂMPUS SÃO JOSÉ

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.