Egressa do IFSC conquista prêmio nacional de design com seu trabalho de conclusão de curso

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS Data de Publicação: 21 dez 2020 22:47 Data de Atualização: 22 dez 2020 14:36

O trabalho de conclusão de curso (TCC) no curso superior de tecnologia em Design de Produto do Câmpus Florianópolis rendeu a Gabriela Rigon Calvo o Prêmio Bornancini, concedido pela Associação dos Profissionais em Design do Rio Grande do Sul (APDesign). Ela tirou o primeiro lugar na categoria “Estudante - Design de Embalagem - Alimentação”, com o projeto de uma embalagem de delivery para sushi para uma empresa da capital catarinense.

O projeto que Gabriela desenvolveu no seu TCC, apresentado em 2019, tem como objetivo utilizar do único ponto de contato físico da empresa - sua embalagem de delivery - para gerar valor e experiência de marca, além de conceder ao público uma embalagem que torne mais agradável o ato de comer comida japonesa em casa, sem deixar de lado o bom acondicionamento e apresentação do produto.

“O resultado é uma embalagem delivery para sushi, personalizada e exclusiva, que estabelece uma conexão das pessoas para com a marca e que oferece ao consumidor uma experiência diferenciada no momento do consumo”, explica Gabriela. No âmbito estrutural, a embalagem interage com o usuário através de partes destacáveis e dobraduras. O conceito visual do exterior dela segue a identidade visual da empresa parceira e seu interior traz ilustrações com apelo estético-emocional que compactuam com o público da marca

O Prêmio Bornancini de Design, criado em 2006 e com periodicidade bianual, teve em 2020 sua oitava edição, com participação de profissionais e estudantes de todo o Brasil. Foram 1.983 projetos concorrentes e 465 premiados em diversas categorias e subcategorias.

Prêmio na estreia

O Prêmio Bornancini, que leva esse nome em homenagem ao designer industrial gaúcho José Carlos Mário Bornancini, foi o primeiro concurso do qual Gabriela participou. “Ver meu projeto de TCC ser premiado foi muito especial, pois este foi meu último e mais importante trabalho do curso, o qual me dediquei bastante e obtive um feedback positivo por parte da banca que o avaliou”, comemora a designer de 24 anos. O TCC dela foi orientado pela professora Priscila Moura Ortiga.

Atualmente, Gabriela faz parte da equipe de design gráfico do estúdio de design e branding Yepá Estúdio e também trabalha como designer gráfico para a Soulvenir, empresa de presentes com temática regional, ambas de Florianópolis.

“Apesar de ter escolhido trabalhar com design gráfico após terminar a graduação, a experiência de estudar e me formar como designer de produto no IFSC foi significativa e proveitosa. Desde o corpo docente até a infraestrutura do câmpus (que atende muito bem às necessidades do curso com diversos laboratórios), tive diversas experiências positivas durante os quatro anos que estive por lá”, avalia Gabriela.

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS INSTITUCIONAL