O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Projeto do IFSC qualifica jovens de SLO para inserção no mercado de trabalho

EXTENSÃO Data de Publicação: 06 jan 2021 11:54 Data de Atualização: 07 jan 2021 13:00

Ao todo, 23 jovens finalizaram com êxito o projeto de extensão “Qualifica IFSC - Orientação Profissional para Jovens: Inserção no Mercado de Trabalho”, realizado pelo IFSC em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de São Lourenço do Oeste. O evento de certificação ocorreu em dezembro de forma on-line e, entre os concluintes, pelo menos sete já conseguiram o primeiro trabalho.

O projeto consistiu no desenvolvimento de nove oficinas, para jovens entre 14 e 24 anos em vulnerabilidade social, com o objetivo de proporcionar a melhoria do desempenho pessoal e profissional frente ao mercado de trabalho. As oficinas ainda contextualizaram a realidade das organizações empregadoras da região. Todas elas contaram com intérprete e tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Devido a pandemia de Covid-19, as atividades foram realizadas de forma remota, via Google Meet com o apoio do ambiente virtual de ensino e aprendizagem institucional (Moodle) do IFSC. O trabalho teve a participação de professores do IFSC, que ministraram as oficinas, de estudantes voluntários dos cursos técnicos, que auxiliaram em todas as atividades, e de técnicos-administrativos, que deram suporte, e também de profissionais do CRAS de São Lourenço, que auxiliaram na divulgação, inscrição e acompanhamento dos jovens.

“Sabemos da importância dessas ações para a melhoria no desempenho desses jovens no momento da entrevista de emprego, elaboração do currículo entre outras ações que foram realizadas nas oficinas. Essas ações concretizam na prática nossa missão, que mesmo com pequenas ações e em tempos difíceis de uma pandemia, conseguimos incluir e proporcionar formação de forma remota”, destaca a coordenadora do projeto, professora Mariene Peres Morona.

Confira as oficinas realizadas

Oficina 1: Ambientação Ambiente Virtual de Aprendizagem - Prof. João Eduardo Linhares
Oficina 2: Elaboração de currículo: linguagem e formatação - Prof. Kleber Ferreira da Silva
Oficina 3: Entrevista de emprego, como me diferenciar? Fui contratado e agora? - Prof. Mariene Peres Morona, Alex Restelli e Luiz Vicari
Oficina 4: Marketing Pessoal - Prof. João Eduardo Linhares
Oficina 5: Ferramentas colaborativas - Prof. Dayane Filakoski dos Santos
Oficina 6: Como elaborar um relatório técnico - Prof. Bruno de Azevedo
Oficina 7: Retórica: como fazer uma apresentação de trabalho com sucesso - Prof. Kleber Ferreira da Silva
Oficina 8: Noções básicas de segurança no trabalho - Prof. Luiz Alberto Vicari
Oficina 9: Finanças pessoais na adolescência - Prof. Gabriel Mathias Ferrari

EXTENSÃO CÂMPUS SÃO LOURENÇO DO OESTE NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.