Egressas do Câmpus Florianópolis estão entre as primeiras vacinadas contra Covid-19 na Capital

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS Data de Publicação: 22 jan 2021 16:30 Data de Atualização: 22 jan 2021 16:46
Foi com muita alegria e emoção que egressas do curso técnico em Enfermagem do Câmpus Florianópolis receberam as primeiras doses da CoronaVac, a primeira vacina contra a Covid-19 disponibilizada no Brasil. Como atuam em hospitais, na linha de frente no combate à pandemia, elas foram selecionadas para serem imunizadas logo nos primeiros dias de vacinação.

“Durante oito meses convivi com medo. No início tive medo de como seria, depois tive medo de como estava. Após um tempo, tive medo de como tudo ficaria. Parei de ver minha avó, me isolei de amigos, vivi meses vendo somente colegas de trabalho. Também vi parentes chorando, vindo buscar pertences daqueles que não conseguiram sobreviver, vi sorrisos daqueles que foram acompanhar as altas. Quando tomei a vacina me lembrei de todos, senti que vou ver muito mais sorrisos agora do que antes. O cuidado ainda vai ser necessário, mas as coisas vão melhorar”, conta Ingrid Louise Silveira Alves, de 22 anos, formada em 2017 e que, atualmente, trabalha no Hospital de Caridade e no Hospital da SOS Cárdio. Ela foi vacinada no dia 20.

Bárbara Arieli Albuquerque Lopes da Silva também se formou em 2017 e foi imunizada no mesmo dia de Ingrid. Atuando no Instituto de Cardiologia de Santa Catarina, para ela a “agulhada” trouxe a sensação de realização. “Sabe quando você embarca naquela viagem que planejou tanto e esperou ansiosa pelas férias pra poder realizar? É uma sensação bem parecida! Apesar de ser um passo importante, temos que continuar tomando os cuidados necessários pra diminuir o avanço do vírus”, destaca.

“Foi um momento de muita emoção e alegria, porém a luta ainda não chegou ao fim. Os cuidados ainda devem ser mantidos, o uso de máscara e higienização constante das mãos são extremamente importantes e ainda devem ser realizados. Viva a vacina, os profissionais da saúde, a ciência. Viva o SUS!”, lembra Jéssica Thais Santos Contassot Alexandre, que trabalha no Hospital Santa Tereza e no Samu de São José.

Letícia dos Santos de Andrade, do Hospital da Unimed Grande Florianópolis, foi uma das primeiras a receber a vacina, ainda no dia 19 de janeiro, quando as doses foram liberadas para a Secretaria de Saúde da Capital. “Na hora eu nem acreditei quando ligaram no setor onde eu trabalho e pediram para ir até o andar da vacinação, que eu já iria receber. A gente que trabalha e convive com isso dia após dia sabe o quanto foi e ainda é difícil lidar com a Covid-19. Final de novembro do ano passado, eu peguei Covid e, depois que passou, realmente não via a hora de ser vacinada, mas com ciência de que os cuidados e higiene devem ser mantidos e que o uso de EPI's faz total diferença. Me sinto grata e realizada e aguardando ansiosamente para a segunda dose”.

“Nossa, tanta coisa. Passou um filme pela minha cabeça, todos os pacientes que passaram pela nossa equipe, alguns que se foram e deixaram marcado em nós os momentos de angústia, medo e a saudade dos familiares. E outros que tiveram um final mais feliz, uma oportunidade de viver novamente, que a simples ação de andar era emocionante pra equipe toda, depois de dias entubado”, relatou, emocionada, Ingrid Ramos Reinaldo, que desde o começo da pandemia atua na UTI Covid do Hospital Regional de São José.

Mara Lúcia Poleza também foi imunizada. Técnica em Enfermagem também do Instituto de Cardiologia de Santa Catarina, ela definiu o momento como “a primeira dose de esperança de que dias melhores virão”.

Para Fernanda Costa Puerari, que trabalha nas UTIs do Hospital de Caridade de e do da Unimed, a esperança se une à gratidão. “Sentimento de gratidão por todo trabalho realizado, cada vida salva e cada paciente que conseguiu se recuperar. Mas o trabalho continua, o cuidado ainda tem que ser grande. Passo a passo vamos construindo um amanhã melhor, todos os dias”.

A vacinação em Florianópolis

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Saúde divulgou o plano municipal para vacinação contra o novo coronavírus.

A primeira fase será destinada aos trabalhadores da Saúde, idosos acolhidos em Instituições de Longa Permanência (ILPIs), idosos acima de 75 anos, idosos acamados, posteriormente idosos acima de 60 anos e pessoas com deficiência maiores de 18 anos institucionalizados.

Entre os profissionais de saúde, a prioridade será para os que atuam no cuidado de pacientes graves. A estratégia é começar pelas UTIs e posteriormente seguir para os profissionais que atendem diretamente pessoas com sintomas do novo coronavírus, que serão vacinados em seus locais de trabalho. As ampliações para a imunização de outros profissionais ocorrerá conforme os quantitativos de vacina forem chegando.

A Fase 2 será composta por pessoas de 60 a 74 anos residentes em Florianópolis. A terceira fase será composta por residentes no município com comorbidades especificadas no plano de vacinação como diabetes, câncer, IMC acima de 40 e pessoas com transplante, por exemplo. As datas das próximas etapas serão divulgadas conforme envio dos imunizantes e programação do Ministério da Saúde.

Para as fases seguintes de vacinação, as pessoas que ainda não tiverem cadastro no sistema municipal de saúde (prontuário eletrônico) poderão, por meio de um aplicativo que deve ser lançado nos próximos dias, abrir cadastro sem se deslocar às unidades de saúde. A população que já consultou em algum Centro de Saúde, UPA ou Policlínica, já recebeu vacina em algum momento ou já pegou medicamento em alguma farmácia municipal, já possui um cadastro e poderá acessar seus dados pelo aplicativo.

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS NEWS