O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Enfermagem do Câmpus Florianópolis oferece curso gratuito voltado a gestantes negras

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS Data de Publicação: 20 jan 2021 11:04 Data de Atualização: 20 jan 2021 11:22
O curso técnico em Enfermagem do IFSC Câmpus Florianópolis está com inscrições abertas para o projeto de extensão “A cor do amor”. Totalmente gratuita e voltada para gestantes negras e seus parceiros e familiares, a atividade surgiu a partir de um projeto anterior, voltado para gestantes em geral e pretende fornecer informações e auxílio na elaboração do plano de parto e puerpério e um ensaio fotográfico.

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Juliana Monguilhott, há diversas pesquisas que mostram que a cor da pele influencia de forma direta alguns desfechos relacionados à saúde e ao puerpério. “Uma pesquisa feita no Brasil com mais de 23 mil mulheres pretas e pardas mostrou que elas têm menos consultas e exames durante o pré-natal, elas se vinculam menos à maternidade, recebem menos orientações, peregrinam mais durante o trabalho de parto e têm menos acesso ao acompanhante de livre escolha. Os estudos também apontam algumas diferenças relacionadas ao próprio trabalho de parto, como acesso a intervenções e à analgesia”, explica Juliana.

Durante a pandemia, o grupo de estudos da Covid-19 Gestação investigou, em todo o Brasil, alguns fatores de risco para desfechos adversos (morte, internação em UTI ou uso de ventilação mecânica) e entre as gestantes e as puérperas, as mulheres pretas tiveram menos acesso aos serviços de saúde como vagas em UTI e acesso à intubação. Gestantes e puérperas pretas também morreram mais por covid-19 que as mulheres brancas. Juliana considera esses dados bem alarmantes. “Além disso, na nossa realidade no IFSC, a gente observa que, mesmo ofertando o grupo de gestantes desde 2017, sempre tivemos menos mulheres negras participando, nós também não conseguimos acesso a essa população”.

Já a ideia de ofertar os ensaios veio durante o preparo dos vídeos de orientações para o grupo de gestantes que foi feito de forma online na pandemia. “Para fazer esses vídeos, eu solicitei imagens de gestantes e de parto e amamentação para fotógrafos parceiros. E foi muito curioso perceber que quase não havia esse tipo de fotografia de mulheres pretas. Quando saiu o edital do IFSC voltado para projetos ligados aos Direitos Humanos, ele veio bem ao encontro dessas inquietações e dessa necessidade de dar mais visibilidade, empoderamento e informação a essa população”, lembra a coordenadora.

Por conta da logística, serão oferecidos 20 ensaios fotográficos, para a s 20 primeiras inscritas, mas o número de vagas para os encontros online é ilimitado. O curso técnico em Enfermagem também fez parceria com o projeto Cidades Invisíveis, para a divulgação das atividades entre comunidades na região central de Florianópolis.

As inscrições vão até dia 31 de janeiro e as atividades serão desenvolvidas nos meses de fevereiro e março. As interessadas podem se inscrever gratuitamente, bem como tirar dúvidas, pelo whatsapp (48) 33656236.
CÂMPUS FLORIANÓPOLIS NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.