Clube do Livro IFSC define programação para 2021

ENSINO Data de Publicação: 03 fev 2021 18:09 Data de Atualização: 03 fev 2021 18:29

Sucesso no ano passado, o Clube do Livro do IFSC aposta na seleção de obras sugeridas pelos leitores para a continuidade do projeto neste ano. De “A confissão de Lúcio”, em fevereiro, a “Grande sertão: veredas”, em novembro, a programação contempla dez encontros on-line.

Para cada encontro será disponibilizado um formulário de inscrição eletrônica para envio do link de acesso à sala virtual. Os encontros acontecem às sextas-feiras, 16h. Confira a programação completa:

• 26/02 | A confissão de Lúcio - Mário de Sá-Carneiro
  • 26/03 | Admirável mundo novo - Aldous Huxley
  • 23/04 | A falência - Júlia de Almeida Lopes
  • 28/05 | 1984 - George Orwell
  • 25/06 | Clara dos Anjos - Lima Barreto
  • 23/07 | Quarto de despejo - Carolina Maria de Jesus
  • 27/08 | Capitães da Areia - Jorge Amado
  • 24/09 | Fahrenheit 451 - Ray Bradbury
  • 22/10 | Ciranda de pedra - Lygia Fagundes Telles
  • 26/11 | Grande sertão: veredas - João Guimarães Rosa

Segundo a bibliotecária da Diretoria de Ensino da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e idealizadora do projeto, Karla Viviane Garcia Moraes, a seleção dos livros que serão discutidos neste ano levou em conta as sugestões dadas pelos participantes dos encontros do ano passado e das equipes das bibliotecas. “Também foi dada preferência de escolha a autores nacionais, de maneira que, das dez obras escolhidas, sete são de autores brasileiros”, explica.

Organizado pelas Bibliotecas do IFSC, o Clube do Livro virtual foi uma das estratégias adotadas depois da suspensão das atividades presenciais para enfrentamento da pandemia de Covid-19, em março do ano passado, para adaptar os inúmeros projetos de incentivo à leitura realizados nos câmpus.

“As experiências foram muito positivas e propiciaram muitas trocas de experiências com relação à leitura. Às vezes, algum capítulo que foi de difícil entendimento para algum leitor ficou mais claro por conta dos debates”, comenta Karla. Outro ponto relevante foi a adesão de participantes de várias partes do estado. “Alguns relataram que desconhecem em suas cidades a existência de algum clube do livro.”

No ano passado, os encontros aconteceram em setembro, outubro e novembro, quando foram discutidas as obras “Macunaíma”, de Mário de Andrade, “A volta ao mundo em 80 dias”, de Júlio Verne, e “Triste fim de Policarpo Quaresma”, de Lima Barreto.

Encontro deste mês

A edição de estreia do Clube do Livro 2021 acontece no próximo dia 26, às 16h, com discussão da obra “A confissão de Lúcio”, do escritor português Mário de Sá-Carneiro (1890–1916). Considerada a grande novela do início do Modernismo português, a obra foi publicada em 1914, revelando as três obsessões dominantes de seu autor: o suicídio, o amor proibido e a loucura.

A mediação do encontro será realizada pelo auxiliar de biblioteca do Câmpus São Carlos, Tiago Daniel de Jesus Costa. Para participar, os interessados devem fazer a inscrição pelo formulário eletrônico disponível aqui. O livro digital, em domínio público, pode ser acessado gratuitamente aqui.

ENSINO EVENTOS NEWS