O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

[IFSC Verifica] Saiba os riscos de usar a ivermectina como tratamento precoce contra a Covid-19

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 26 jan 2021 11:19 Data de Atualização: 29 jun 2021 16:35

Com a crise sanitária das últimas semanas em Manaus, muito se falou sobre o polêmico tratamento precoce contra a Covid-19, indicado pelo próprio MInistério da Saúde, mas que não tem nenhuma comprovação científica. Entre os remédios sugeridos está a ivermectina, um antiparasitário bastante conhecido. Ele está sendo pesquisado como alternativa no combate ao novo coronavírus, mas os resultados não têm sido satisfatórios. É o que afirmam a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).

As entidades alertam para os riscos à saúde de usar um medicamento sem eficácia e que pode trazer danos ao organismo e advertem também para o perigo de as pessoas usarem esses remédios e se sentirem protegidas, relaxando os cuidados de prevenção.

Para entender como a ivermectina se popularizou nesta pandemia e quais os riscos de usá-lo na prevenção ao novo coronavírus, o IFSC Verifica conversou com a farmacêutica Roberta Garcia Barbosa, professora do Câmpus São Miguel do Oeste, com a médica veterinária e doutora em saúde animal Carolina de Castro Santos, do Câmpus Canoinhas, e com o presidente da Associação Catarinense de Medicina (ACM), Ademar José de Oliveira Paes Junior. 

Leia o post na íntegra. 

Sobre o IFSC Verifica

O IFSC Verifica é um projeto voltado à produção de informação científica clara e confiável sobre a pandemia de Covid-19. A equipe recorre aos pesquisadores do IFSC para encontrar respostas às principais dúvidas dos públicos estratégicos sobre os variados aspectos dessa problemática. 

Veja todos os posts já publicados. Se você tiver alguma dúvida sobre o coronavírus, envie para o e-mail verifica@ifsc.edu.br que ela pode ser esclarecida. É possível cadastrar-se para receber os posts do IFSC Verifica por e-mail.

INSTITUCIONAL

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.