O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Vagas abertas em cursos de curta duração, técnicos e pós-graduação

ENSINO Data de Publicação: 27 jan 2021 16:51 Data de Atualização: 20 abr 2021 20:07

O Câmpus Florianópolis-Continente está ofertando vagas em 16 cursos de diferentes níveis de ensino e todos gratuitos. Para quem já concluiu o ensino médio, estão abertas até 17 de fevereiro de 2021 as inscrições para os cursos técnicos subsequentes em Restaurante e Bar, em Eventos e em Guia de Turismo - Regional Santa Catarina. Para quem busca uma especialização na área de alimentos, está aberto o processo seletivo até 28 de fevereiro da pós-graduação em Cultura e Sociobiodiversidade na Gastronomia. E tem vagas também para quem busca uma qualificação profissional com cursos de curta duração.

Todos os cursos são gratuitos e não há cobrança de taxa de inscrição para participar do processo. As inscrições devem ser feitas pelo Portal de Inscrições. Ao acessar o sistema, o interessado deve clicar em “Quero me inscrever”, selecionar o câmpus ou município onde pretende estudar e o curso escolhido. Após preencher todos os dados solicitados, deve conferi-los e gerar o comprovante de inscrição.

Cursos técnicos para quem já tem ensino médio

Para cada um dos três cursos técnicos subsequentes (Restaurante e Bar, Eventos e Guia de Turismo - Regional Santa Catarina) são ofertadas 40 vagas. Ao acessar o Portal de Inscrições e selecionar o curso, deve assinalar também a opção por ampla concorrência ou sistema de cotas, conferir todos os dados e salvar o comprovante de inscrição.

Veja no vídeo abaixo como se inscrever nos cursos técnicos:

A seleção para todos os cursos do Edital 12/2021/1 será por sorteio público, realizado às 15h de 18 de fevereiro. A relação dos selecionados em primeira chamada será divulgada no dia 19 de fevereiro. As matrículas da primeira chamada deverão ser feitas de 22 a 26 de fevereiro, com o envio, pela internet, da documentação prevista no edital. O link para a matrícula on-line de cada câmpus também está no edital.

1200 vagas em cursos de qualificação profissional

Já no Edital 13/2021/1, os cursos são voltados ao aperfeiçoamento e qualificação profissional. Contemplam diversas áreas e são todos de curta duração, com carga horária que pode variar entre 20 e 160 horas. No Câmpus Florianópolis-Continente são 12 cursos:

- Desenvolvimento de Projetos, Pesquisa Científica e Tecnológica (40 vagas, oferta EaD)
Organização de Eventos (40 vagas)
- Gestão de Microempreendimentos Empresariais e de Economia Solidária (40 vagas)
- Salgadeiro (40 vagas)
- Confeitaria Básica (40 vagas)
- Panificação Básica (40 vagas)
- Rotulagem de Alimentos (40 vagas)
- Treinamento para Manipuladores de Alimentos – Básico e Completo (450 vagas, oferta EaD)
- Processamento de Doces de Frutas e Conservas Vegetais (120 vagas)
- Tecnologia para a Elaboração de Alimentos Saudáveis e/ou Funcionais (120 vagas)
- Processamento de Alimentos (120 vagas)
- Produção de Salgados e Pizzas (120 vagas)

Os pré-requisitos para cada curso são variados, alguns exigem apenas que o aluno seja alfabetizado ou tenha ensino fundamental completo, enquanto outros demandam formações específicas ou idade mínima. Antes de se inscrever, o interessado deve ler a íntegra do edital e consultar os requisitos para o curso de seu interesse, bem como o turno das atividades. Alguns cursos também serão ofertados totalmente a distância.

O processo seletivo também será feito por sorteio público, programado para 1º de março, às 15h. A divulgação dos selecionados em primeira chamada ocorrerá em 2 de março, a partir das 18h. A matrícula on-line dos sorteados para a primeira chamada será de 3 a 8 de março. Caso não sejam preenchidas todas as vagas na primeira chamada, há previsão de segunda chamada em 17 de março, com matrículas on-line entre 18 e 23 de março.
 
Em função da suspensão das atividades acadêmicas e administrativas presenciais no IFSC, todos os cursos do Edital 13/2021/1 serão ofertados por meio de atividades não presenciais (ANPs), com realização de atividades síncronas nos turnos especificados.


Especialização em Cultura e Sociobiodiversidade na Gastronomia

Para quem já tem graduação na área de alimentos e afins (gastronomia, nutrição, ciência dos alimentos, entre outras), estão abertas até 28 de fevereiro de 2021 as inscrições para o processo seletivo da especialização em Cultura e Sociobiodiversidade na Gastronomia do Câmpus Florianópolis-Continente. São ofertadas 40 vagas para esta primeira turma do curso, que é totalmente gratuito.

A especialização visa promover o uso e a valorização da cultura e da sociobiodiversidade alimentar, construindo uma gastronomia mais diversificada e identitária. Segundo a coordenadora do curso,  professora Liz Ribas, faltava essa formação especializada para pessoas da ponta da cadeia. “Só é possível consolidar algo na sociedade quando todos os elementos da cadeia conversam entre si e se encontram através de objetivos comuns."

As inscrições devem ser feitas em duas etapas. Na primeira, os interessados devem acessar o  Portal de Inscrições, clicar em “Quero me inscrever”, selecionar o Câmpus Florianópolis-Continente e o curso Especialização em Cultura e Sociobiodiversidade na Gastronomia. Na sequência, preencher todos os dados solicitados, confirmar os dados e salvar o comprovante de inscrição.


Na segunda etapa da inscrição, devem ser enviados os documentos previstos no Edital 11/2021/1 pelo formulário eletrônico. Entre os documentos, os candidatos devem inserir carta de intenção contendo indicação do eixo de interesse (Biodiversidade ou Cultura) e possíveis linhas de pesquisa de atuação, além de proposta inicial da temática que deseja trabalhar na pesquisa (veja a lista completa no Anexo I do edital).

A seleção será por análise documental, a cargo de uma comissão do curso. Entre os critérios de pontuação estão a área do curso de graduação, comprovação de formação complementar nas áreas afins do curso (como cursos técnicos), experiência profissional e produção acadêmica.

A classificação dos candidatos após a análise documental será divulgada em 31 de março de 2021. Após prazo para recursos, o resultado final com a lista de aprovados em primeira chamada sairá em 14 de abril. As matrículas para a primeira chamada deverão ser feitas por formulário eletrônico entre 15 e 23 de abril. Havendo vagas remanescentes, será divulgada segunda chamada em 30 de abril, com período de matrículas entre 3 e 11 de maio.

As atividades do curso terão início em 17 de maio, nos turnos matutino e/ou vespertino, com previsão de um encontro semanal de 8 horas e duas saídas de campo semestrais. Caso persista a suspensão das atividades acadêmicas e administrativas presenciais nesse período, as disciplinas serão ministradas com atividades não presenciais (ANP). 

 

ENSINO CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.