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Divulgados os selecionados em segunda chamada para o ensino médio técnico

ESTUDE NO IFSC Data de Publicação: 08 fev 2021 16:27 Data de Atualização: 08 fev 2021 17:08

Já está disponível o resultado da segunda chamada dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFSC. Os candidatos selecionados na segunda chamada devem fazer a matrícula pela internet de 9 a 17 de fevereiro. As orientações dos documentos necessários para a matrícula e de como proceder devem ser conferidas no edital de ingresso n° 05/DEING/2021/1.

Como ver o resultado?

O resultado com a lista de candidatos sorteados está disponível no Sistema de Resultados do IFSC. Ao entrar no sistema, selecione a modalidade Técnicos - Sorteio, a cidade de oferta do curso para o qual você se inscreveu, o curso e a Chamada 2.

-> Clique aqui para saber se você foi selecionado(a)

O que é a segunda chamada?

Nesta etapa do processo seletivo, as vagas que não foram preenchidas pelos candidatos sorteados em primeira chamada são colocadas à disposição dos próximos classificados na ordem do sorteio. Não há novo sorteio, é considerada a sequência da lista da primeira chamada. Você pode saber sua posição na lista consultando o boletim de desempenho em nosso sistema de ingresso, clicando em "já me inscrevi".

Como fazer a matrícula?

Para garantir a sua vaga, o(a) candidato(a) que foi sorteado(a) na segunda chamada precisa efetuar sua matrícula que, em função da pandemia, está sendo realizada de forma on-line. Para isso, deve preencher o formulário cujo link está disponível no item 6.3.1 (páginas 10 e 11) do edital de ingresso n° 05/DEING/2021/1. É preciso clicar no link de acordo com o câmpus para o qual você foi selecionado.

Quais documentos precisam ser enviados na matrícula?

Toda a documentação necessária para a realização do procedimento da matrícula on-line está descrita no item 6.3.1 (páginas 11 e 12) do edital e deverá ser encaminhada durante o período de matrícula. Para isso, será necessário fazer o upload dos documentos no próprio formulário, o que significa anexar o que for pedido durante o preenchimento do formulário on-line.

No site do IFSC, você encontra mais detalhes desses documentos bem como modelos de declarações.

-> Acesse aqui as orientações para a matrícula e modelos de documentos 

No caso dos estudantes com menos de 18 anos, todos os documentos previstos no edital que necessitam de assinatura devem conter as assinaturas dos responsáveis legais.

O formulário enviado deverá ser salvo pelo(a) candidato(a) para utilização futura, caso seja necessário, pois somente com o comprovante de envio do formulário preenchido é que o candidato poderá entrar em contato via e-mail com o câmpus de oferta do curso para esclarecer alguma dúvida.

Como saber se os documentos de matrícula foram recebidos pelo IFSC?

Os câmpus têm o prazo de até cinco dias úteis após o encerramento do período de matrícula para confirmar o recebimento dos documentos e solicitar outros faltantes, se for o caso. O contato será realizado via e-mail de acordo com o endereço informado pelo(a) candidato(a) no formulário eletrônico, por isso preste atenção na hora do preenchimento. O prazo para que o(a) candidato(a) encaminhe a documentação faltante será estipulado pelo câmpus neste e-mail de resposta.

É preciso entregar algum documento de forma física?

No momento, em função da pandemia, todo o envio da documentação deve ser feito de forma on-line. Quando o IFSC retornar às atividades presenciais, os candidatos terão que fazer a validação dos documentos enviados, apresentando então os documentos originais ou cópias autenticadas no câmpus de oferta do curso.

Chamadão: o que é e como funciona?

Além dos candidatos aprovados em segunda chamada, o IFSC convoca também até 50 candidatos da lista de espera por curso para um processo denominado “Chamadão”. Esses candidatos precisam enviar os documentos no mesmo período dos selecionados na segunda chamada - de 9 a 17 de fevereiro.

O Chamadão é feito para otimizar o preenchimento das vagas de forma que o maior número de alunos possa ingressar no curso desde o primeiro dia de aula. Os candidatos do chamadão são convocados para manifestar o interesse na vaga. Caso os selecionados para segunda chamada não se matriculem, então o IFSC chama esses candidatos do chamadão.

Em 25 de fevereiro, o IFSC divulgará os candidatos aprovados da lista de espera que manifestaram o interesse na vaga.

Como posso fazer para falar com o câmpus?

O processo de matrícula deve ser feito com o preenchimento do formulário indicado no edital de ingresso n° 05/DEING/2021/1. Se ainda assim tiver dúvidas, entre em contato com o câmpus onde o curso é oferecido. Como o IFSC está funcionando de forma não presencial, o contato deve ser por e-mail. Os endereços de e-mail de cada câmpus estão no item 6.4 (páginas 13 e 14) do edital de ingresso n° 05/DEING/2021/1.

Quando começam as aulas?

Em função da pandemia, os câmpus do IFSC estão com calendários próprios. O(a) candidato(a) deve conferir a data de início das aulas no calendário acadêmico do câmpus onde o curso será ofertado. Os calendários estão publicados no site do IFSC.

-> Acesse o calendário do seu câmpus

As aulas serão on-line ou presenciais?

Por decisão do Conselho Superior do IFSC, pelo menos até 30 de abril as atividades acadêmicas e administrativas seguem de forma remota. No momento, o IFSC está finalizando sua política sanitária que detalhará a forma com que a instituição fará seu retorno presencial considerando os protocolos de segurança.

Tem mais dúvidas?

Na live que o IFSC fez sobre os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, foram esclarecidas diversas dúvidas sobre o processo seletivo, as matrículas e os cursos. Na descrição do vídeo no canal do IFSC no YouTube, é possível ver as perguntas respondidas e assistir os trechos do seu interesse.

 

É fundamental que o(a) candidato(a) leia o edital de ingresso n° 05/DEING/2021/1.

Em caso de dúvidas, envie e-mail para ingresso@ifsc.edu.br.

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