Projeto leva informação científica de forma descomplicada para gestores do Turismo

EXTENSÃO Data de Publicação: 11 fev 2021 14:12 Data de Atualização: 19 fev 2021 09:24

Pesquisas científicas atuais e traduzidas de forma clara para quem atua no mercado do Turismo é o objetivo de um novo canal que está no Linkedin e no Instagram, o Gestão Turística e Ciência. O projeto de extensão idealizado pelo professor de Turismo do Câmpus Continente-Florianópolis, Tiago Savi Mondo, pretende ser uma ponte entre o mercado e a academia, levando aos gestores de Turismo as mais recentes descobertas científicas dos principais centros de pesquisa do mundo.

Ele explica que o projeto nasceu da necessidade de mostrar ao mercado o que a academia está produzindo, ao mesmo tempo em que é preciso se comunicar com os gestores de uma forma objetiva. "Isso se intensificou diante da avalanche de fake news e negacionismo que estamos vivendo."

Semanalmente está sendo apresentada uma pesquisa nas duas redes sociais - Linkedin e Instagram - de forma bem objetiva, com uma linguagem acessível, infográficos e um podcast, que pode ser acessado pelo Spotify. Os posts são direcionados a empresários, empreendedores e gestores públicos e privados das áreas de turismo e hospitalidade.

O projeto começou neste mês de fevereiro e segue até dezembro. Dois episódios já estão no ar.

O primeiro episódio do projeto foi sobre uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) sobre como a cooperação entre empresas do setor hoteleiro melhora a performance financeira das organizações. O artigo, intitulado "Interorganizational cooperation in tourist destination: Building performance in the hotel industry", está publicado na Revista Tourism Management, uma das mais respeitadas da área.

O artigo foi traduzido e resumido. A apresentação é leve e dinâmica, para levar as principais conclusões da pesquisa aos gestores. Segundo Tiago, a pesquisa deixou evidente que as empresas que atuam no mesmo destino não precisam se enxergar apenas como concorrentes, mas como parceiras e assim compartilhar informações para melhorar o serviço para seus clientes e o desempenho financeiro.

O segundo artigo apresentado no canal é do Reino Unido e apresenta informações sobre os assistentes de voz no quarto de hotel. "O artigo detalha prós e contras do dispositivo tanto para os hóspedes quanto para o hotel", explica Tiago.

Para quem tiver interesse em ler os artigos completos, eles também são disponibilizados pelo projeto.

Curadoria de conteúdo

A escolha dos temas a serem tratados pelo canal é feita com base em uma pesquisa cuidadosa nos principais centros acadêmicos do mundo em Turismo. Para isso, o projeto conta com a participação de dois mestrandos da área: Valerio Neto, da Universidade Federal Fluminense (UFF), e Mateus José, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Duas estudantes de graduação também auxiliam na divulgação do canal: Ana Laura Gonçalves, do curso de Gestão em Turismo do Câmpus Florianópolis-Continente, e Mareely Alves, do curso de Turismo da UFF.

EXTENSÃO CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE NEWS