Egresso do Câmpus Lages é premiado em Portugal

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 24 fev 2021 16:59 Data de Atualização: 24 fev 2021 19:39

O egresso do Câmpus Lages do IFSC Lucas Schwantes venceu o Prêmio Fundação Nadir Afonso/Universidade do Porto. Lucas é egresso dos cursos técnico em Informática e Ciências da Computação do IFSC. Em Portugal cursa Design de Comunicação na Universidade do Porto.

O prêmio é uma iniciativa das instituições que dão nome a ele e é alusivo ao centenário do pintor, pensador e arquiteto portugês Nadir Afonso, falecido em 2013. Lucas inscreveu o projeto de animação Geometrias, inspirado no quadro homônimo do artista homenageado. Confira o projeto vencedor:

Deu Match

O relacionamento de Lucas com Portugal teve o IFSC como cupido. O então aluno participou de intercâmbio pelo Propicie quando cursava o técnico em Informática do Câmpus Lages. Com atuação destacada, ganhou mais um período em Portugal custeado pelo Instituto Politécnico do Porto, parceiro do IFSC nas ações de intercâmbio. "O propicie me abriu os olhos e me fez entrar nessa área do design. Com os contatos que fiz em Portugal isso facilitou a minha candidatura para a Universidade do Porto e consegui entrar no curso que estou hoje", lembra Lucas.

Agora egresso, Lucas deixa um recado para quem quiser seguir seus passos: "O IFSC faz um trabalho incrível de várias oportunidades que podem, literalmente, mudar de vida. Eu diria para aproveitar toda e qualquer oportunidade que topar no caminho, sempre, e também ter um grande objetivo definido e fazer suas escolhas pensando nesse objetivo. Qual curso seguir, qual estágio pegar, qual matéria focar para aprender", orienta.

O Concurso

Lucas já trabalha na área da animação como freelancer e entre um projeto e outro recebeu o aviso da Universidade que lançava o concurso. Mesmo de última hora inscreveu-se no prêmio, que pagou mil euros ao vencedor. "No começo da pandemia comecei a aprender after effects e animação digital e achei que seria um projeto bacana. Foi mais fácil, pois eu já tinha em mente uma ideia de como eu queria que o resultado fosse. Tirei um dia inteiro para fazer e entreguei faltando alguns minutos para acabar o prazo", completa.

INSTITUCIONAL CÂMPUS LAGES NEWS