O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

IFSC produz 500 máscaras para auxiliar na segurança da volta às aulas em SLO

EXTENSÃO Data de Publicação: 01 mar 2021 11:54 Data de Atualização: 01 mar 2021 12:10

Um projeto do IFSC Câmpus São Lourenço do Oeste produziu cerca de 500 máscaras do tipo faceshield para auxiliar no combate à pandemia de Covid-19. Os protetores foram repassados à Secretaria Municipal de Educação, a qual ficou responsável por fazer a distribuição aos professores e demais profissionais da educação, promovendo um processo de volta às aulas presenciais mais seguro em 2021.

A iniciativa foi uma das três aprovadas no Câmpus SLO por uma chamada emergencial do IFSC, de 2020, que tinha o objetivo de contemplar projetos para o enfrentamento do novo coronavírus. Assim, recursos federais foram destinados para o desenvolvimento das mesmas.  

No projeto dos protetores faciais “faceshield” foram investidos aproximadamente R$ 13 mil, que garantiram a aquisição de equipamentos e materiais. O trabalho foi coordenado pelos professores Vinícius Dal Bem e Daniel Fernando Carossi, diretor-geral do Câmpus São Lourenço do Oeste. 

Além disso, o processo de produção, que levou cerca de seis meses, contou com a parceria da Imaginum3D, empresa especialista em impressões 3D. O modelo das peças utilizadas para a produção dos protetores faciais é do inventor Josef Prusa, da República Tcheca, que está disponível de forma gratuita na internet. 

“Esse faceshield não substitui a máscara "normal", é um complemento que aumenta a proteção e reduz a necessidade de descarte/troca das máscaras de tecido, sendo recomendada para profissionais com bastante exposição, e por vezes exigida nas políticas de saúde das instituições. Entre essas instituições, normalmente estão escolas e hospitais. Como os hospitais já estão mais aparelhados, realizamos a doação para a secretaria da educação”, explica o professor Vinicius Dal Bem.

Por fim, o diretor-geral do câmpus ressalta que, em São Lourenço do Oeste, IFSC e Prefeitura Municipal têm sido parceiras não somente nesta, como também em outras iniciativas, a exemplo da criação da Política Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.

EXTENSÃO CÂMPUS SÃO LOURENÇO DO OESTE NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.