Câmpus oferta "curso de italiano com dicas gastronômicas" para servidores e estudantes

EXTENSÃO Data de Publicação: 04 mar 2021 15:20 Data de Atualização: 04 mar 2021 16:28

É difícil falar da Itália e não pensar em Gastronomia, certo? Pois uma ação conjunta dos institutos federais de Santa Catarina (IFSC), do Rio de Janeiro (IFRJ) e de Mato Grosso (IFMT) uniu idioma e sabor no "Curso online básico de italiano com dicas gastronômicas".

São 32 vagas destinadas a estudantes e servidores dos câmpus Florianópolis-Continente (IFSC) e Cáceres-Prof. Olegário Baldo (IFMT). As inscrições estão abertas até o dia 8 de março de 2021 pelo site https://www.even3.com.br/itaon2021. As aulas serão de 10 de março a 30 de junho.

Os professores Paolo Targioni (IFMT) e Sandra Regina Garcia Leite (IFRJ) serão os facilitadores do curso de italiano básico e ao longo do percurso linguístico haverá uns "salpicos de dicas gastronômicas" com os professores Caio Alexandre Martini Monti e Donato Marcelo Dreher Heuser (IFSC).

O professor Caio explica que a ideia é dar dicas de serviço e culinária: "Por exemplo, vamos falar de uma massa com gorgonzola, falar de que região é esse queijo, suas características. O professor Donato vai falar do vinho que combina mais", exemplifica.

Segundo Targioni, coordenador da proposta, essa primeira oferta é um projeto piloto. O objetivo é que seja a base para a formalização de uma parceria para atender as comunidades das três instituições com oferta de novas turmas no próximo semestre: "Por enquanto é um projeto de extensão do IFMT com a colaboração voluntária dos professores dos outros institutos. Mas a ideia é que possamos formalizar a parceria e criar uma rede de pesquisa nestas áreas entre as três regiões do país - Sul, Sudeste e Centro-Oeste."

Vagas e horários do curso

Com carga horária de 30 horas, o curso será ofertado em duas turmas: 16 vagas distribuídas para estudantes (8) e servidores (8) do IFMT Campus Cáceres e outras 16 vagas para estudantes (8) e servidores (8) do IFSC – Câmpus Florianópolis-Continente.

As aulas serão ministradas pela plataforma Meet, nas terças e quartas-feiras. A primeira turma será no horário das 17 às 18 horas (horário de Cuiabá) e a segunda, das 18 às 19 horas (horário de Cuiabá-MT).

Seleção por sorteio

Caso o número de pessoas inscritas seja maior do que o número de vagas, será realizado sorteio para seleção, por meio da plataforma da página da Diretoria de Políticas de Ingresso do IFMT. As pessoas sorteadas receberão e-mail confirmando a seleção com o link para acessar a sala de videoconferência do curso.

EXTENSÃO CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE NEWS