IFSC participa de projeto para ofertar curso de italiano com dicas gastronômicas

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE Data de Publicação: 04 mar 2021 18:15 Data de Atualização: 04 mar 2021 18:19

É difícil falar da Itália e não pensar em Gastronomia, certo? Pois uma ação conjunta dos institutos federais de Santa Catarina (IFSC), do Rio de Janeiro (IFRJ) e de Mato Grosso (IFMT) uniu idioma e sabor no "Curso online básico de italiano com dicas gastronômicas". Por enquanto as vagas são apenas para estudantes e servidores dos câmpus Florianópolis-Continente (IFSC) e Cáceres-Prof. Olegário Baldo (IFMT).

Mas a ideia é que o curso seja um piloto para construir uma parceria entre as três instituições para outras ofertas e também para pesquisa. O professor do Câmpus Florianópolis-Continente, Caio Alexandre Martini Monti, é um dos colaboradores do projeto e afirma que desde 2018 está sendo estudada essa parceria.

A intenção é usar a gastronomia como uma das bases para o ensino da língua. Caio explica como será isso neste primeiro curso: "Em uma aula, por exemplo, vamos falar de uma massa com molho de gorgonzola, falar de que região da Itália é esse queijo, suas características." E tem mais. O professor Donato Marcelo Dreher Heuser, também do IFSC, vai falar para os alunos, por exemplo, sobre o vinho que combina mais com cada comida.

Os professores da parte de italiano básico serão Paolo Targioni (IFMT) e Sandra Regina Garcia Leite (IFRJ). Paolo, que é coordenador da proposta, afirma que o curso é um projeto de extensão do IFMT, mas que servirá de piloto para a consolidação da parceria entre as três instituições. "Pretendemos consolidar essa parceria no próximo semestre e assim ofertar mais cursos para as comunidades."

Caio completa que está sendo estudada a oferta também em outras línguas, como o francês.

Além do ensino, os professores esperam que a parceria seja uma forma de consolidar a pesquisa nas áreas e possibilite a troca de conhecimento entre servidores e estudantes das três instituições. "É interessante frisar também que estamos trabalhando com representantes de três regiões do Brasil - Sul, Sudeste e Centro-Oeste - possibilitando um aprendizado sobre as diferentes realidades e necessidades. É sempre importante ver como colegas de outros locais trabalham e como podemos compartilhar", afirma Paolo.

Sobre o curso

A primeira oferta do "curso online básico de italiano com dicas gastronômicas"  terá 32 vagas - apenas para estudantes e servidores dos câmpus Florianópolis-Continente (IFSC) e Cáceres-Prof. Olegário Baldo (IFMT). As inscrições estão abertas até o dia 8 de março de 2021 pelo site https://www.even3.com.br/itaon2021 e as aulas serão de 10 de março a 30 de junho.

EXTENSÃO CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE NEWS