Livro homenageia 10 mulheres que tiveram impacto na história de São José

CÂMPUS SÃO JOSÉ Data de Publicação: 25 fev 2021 20:31 Data de Atualização: 15 abr 2021 11:55

Um projeto de pesquisa do Câmpus São José resultou numa obra que homenageia 10 mulheres que tiveram impacto na história da cidade em diversas áreas, como educação, reciclagem, política, cultura, assistência social, veterinária e direito. Todas nasceram ou moraram em São José e têm suas trajetórias registradas no livro “Mulheres de São José em 10 histórias”, que já está disponível online e terá sua versão impressa lançada em data a ser definida (provavelmente em março).

O livro, inteiramente produzido por mulheres, tem linguagem voltada para o público infanto-juvenil e é acompanhado de  de ilustração coletiva, fruto de uma oficina de ilustração para mulheres realizada por meio de atividades não presenciais (ANP) no período da pandemia do ano de 2020. Ela é acompanhada de suplemento de apoio para ações educativas. “A ideia é levar [a obra] às escolas. São mulheres que não estão nos livros didáticos, mas que são conhecidas, algumas são nomes de rua”, explica a professora Ana Paula Pruner de Siqueira, uma das autoras da obra.

Além do formato livro, estão disponíveis um suplemento com perguntas e atividades para escolas de educação infantil e fundamental e também podcasts com as 10 histórias contadas na Rádio IFSC São José, via plataforma de streaming Spotify.

As mulheres inspiradoras são Alcina Júlia da Conceição, Anna Orlandina Ramos Maciel, Aparecida Maria da Silva, Débora Rosa, Ivonilda Maria Xavier da Silva, Jane Maria de Souza Philippi, Maria Ana Raimundo, Marina Dante, Marla Sacco Martin e Marta Maria de Medeiros. Elas foram escolhidas para integrar a obra depois de contatos da equipe do IFSC com instituições de ensino, entidades e associações de mulheres e grupos culturais.

As autoras do livro são as professoras Ana Paula Pruner de Siqueira e Sandra Albuquerque Reis Fachinello (coordenadora) e as estudantes Leila Cavalheiro Violin e Maria Luiza Mello, do Câmpus São José.

Todo o material é de livre acesso e uso desde que seja feita a referência à obra.

CÂMPUS SÃO JOSÉ PESQUISA