O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Projeto do Câmpus Lages é um dos contemplados em edital Fapesc/IFSC

CÂMPUS LAGES Data de Publicação: 17 mar 2021 08:33 Data de Atualização: 30 mar 2021 18:29

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) publicou nesta segunda-feira (15) os projetos aprovados na Chamada Pública FAPESC nº 23/2020, exclusiva aos grupos de pesquisa do IFSC. Dos 11 projetos selecionados, um deles é o da professora Jaqueline Suave, professora do Câmpus Lages do IFSC.

O projeto intitulado "Desenvolvimento de embalagens biodegradáveis para alimentos funcionalizadas com agentes antioxidantes e antimicrobianos" terá 24 meses para sua execução com fomento da fundação a partir do dia 1o de abril deste ano. "Bom, como o próprio nome diz, o objetivo geral é desenvolver embalagens para alimentos que não agridam o meio ambiente e ao mesmo tempo possam ser funcionalizadas, ou seja, auxiliem na conservação do alimento, não apenas protegendo. Para isso, faremos uso de polímeros biodegradáveis e objetivamos diminuir o impacto ambiental causado pelo uso de embalagens e evitar sobrecarga dos aterros sanitários", esclarece a professora.

Os polímeros (materiais para confecção das embalagens) são o PLA poli (ácido lático) e a metilcelulose. Para a funcionalização serão usadas nanopartículas de prata e óleos essenciais que serão extraídos de plantas nativas da Serra catarinense. "Uma das primeiras etapas do projeto é fazer um levantamento das potências plantas, baseado na literatura e também em resultados de pesquisas já desenvolvidas anteriormente no grupo. Depois selecionaremos algumas para os ensaios", completa.

A equipe do projeto faz parte do Grupo de pesquisa Plantas Medicinais do IFSC, que terá o valor de R$ 30 mil para sua execução, além da contratação de um bolsista. Para conferir os outros projetos do IFSC contemplados, clique aqui.

 
CÂMPUS LAGES PESQUISA NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.