Câmpus Xanxerê forma primeira turma de Engenharia Mecânica

ENSINO Data de Publicação: 11 mar 2021 11:10 Data de Atualização: 12 mar 2021 11:06

O Câmpus Xanxerê do IFSC formou a primeira turma do curso de Engenharia Mecânica no dia 26 de fevereiro. A cerimônia de colação de grau ocorreu de forma on-line devido à pandemia de Covid-19. André Friedrich e João Pedro Muller são os dois novos engenheiros mecânicos, com formação de excelência, que passam a contribuir com a comunidade.

Para o coordenador do curso, professor Carlos Aita, a formatura “coroou o trabalho de todos os servidores do câmpus nesses últimos cinco anos”. A oferta da primeira turma, em 2016, foi um marco para Xanxerê, visto que a Engenharia Mecânica é, até hoje, o primeiro e único curso superior público da cidade.

O Oeste Catarinense concentra muitas indústrias e a graduação surgiu para atender essa demanda regional por profissionais do setor metalmecânico. O Câmpus Xanxerê já oferecia curso técnico e de qualificação profissional na área, mas o bacharelado veio para qualificar ainda mais os profissionais.

Logo nos primeiros anos, a Engenharia Mecânica se destacou pela qualidade na formação. Em 2019, obteve o conceito cinco na avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), nota máxima que indica excelência na avaliação do Ministério da Educação (MEC).

Qualidade que dá resultado

De acordo com o coordenador do curso, o mercado de trabalho tem recebido os estudantes de portas abertas. “Uma boa parte dos nossos alunos já estão inseridos na indústria metalmecânica antes de se formarem”, afirma o professor Carlos Aita. Prova disso, são os dois formandos, André Friedrich e João Pedro Muller, que já atuam na área.

Eles dizem ter aproveitado ao máximo todas as oportunidades oferecidas pelo IFSC durante a trajetória acadêmica. “Enquanto estudante, busquei participar um pouco de tudo o que o IFSC poderia me oferecer, como projetos de pesquisa, projetos de extensão, intercâmbios e eventos, como o SEPEI, o JIFSC e as semanas acadêmicas, por exemplo. Minha participação em todos estes projetos e eventos agregaram muito em minha vida acadêmica, profissional e pessoal”, relata João.

Já André afirma que a experiência mais marcante foi o intercâmbio pelo Propicie, programa do IFSC de intercâmbio entre universidades internacionais. “Fazer um intercâmbio em um país da Europa sempre foi um grande sonho, e ter ganhado uma bolsa viabilizou o processo, pude realizar um projeto de pesquisa em Portugal e conhecer novas culturas, lugares incríveis e países europeus”, lembra.

Ele finaliza dizendo que o IFSC “possibilitou realizar um curso de Engenharia Mecânica de graça e com qualidade, proporcionou vivenciar muitas experiências e abriu muitas portas para oportunidades que com certeza contribuíram e ainda vão contribuir na minha carreira profissional”.

Mais sobre o curso

O curso de Engenharia Mecânica do Câmpus Xanxerê do IFSC tem duração de 10 semestres. As aulas são realizadas no período noturno e são oferecidas 40 vagas. A seleção ocorre por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação. A matriz curricular, o projeto pedagógico e outras informações estão disponíveis aqui

ENSINO CÂMPUS XANXERÊ NEWS