Professor do Câmpus Caçador participa de projeto de monitoramento da Covid-19

INOVAÇÃO Data de Publicação: 10 mar 2021 15:32 Data de Atualização: 10 mar 2021 15:49

Uma plataforma está ajudando a prever a incidência da Covid-19 no Brasil e ajudando gestores públicos a tomarem decisões. Este é o projeto Exactum, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), que conta com a participação do professor do IFSC Jean Marcel de Almeida Espinoza.

O professor Jean começou a atuar colaborador técnico-científico do projeto Exactum - Núcleo Transdisciplinar de Teoria, Modelagem, Tecnologia e Educação de Combate a Surtos, Endemias, Epidemias e Pandemias quando atuava no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), no Câmpus Rio Grande, onde já colaborava com pesquisadores da FURG. No final de março de 2020 foi transferido para o Câmpus Caçador do IFSC, onde está dando continuidade ao projeto. Em conjunto com os professores Samuel da Silva Feitosa e Vitor Sales Dias da Rosa, já desenvolve projeto semelhante para monitoramento no município de Caçador. O objetivo, segundo Jean, é elaborar iniciativas de colaboração nacional sobre o panorama da Covid-19 no Brasil.

Como o Exactum funciona?

O professor Jean explica que o projeto trata da criação de um protocolo de ações e estratégias para controle, monitoramento e previsões de disseminação da epidemia de Covid-19 a partir da modelagem matemática. “Além disso, os dados são disponibilizados para as autoridades sanitárias, governamentais, iniciativa privada e para a população em geral, de uma forma clara, objetiva e de fácil interpretação, por meio de uma plataforma dinâmica de dados georreferenciados”.

Até o momento, o sistema trouxe suporte para que gestores possam melhor avaliar suas decisões de gestão da crise sanitária atual, bem como avaliar os prognósticos de evolução. O professor informa que os resultados são públicos e têm sido utilizados por prefeituras do Rio Grande do Sul, como a do Rio Grande, Pelotas, entre outras, além de ser de acesso público a qualquer interessado.

Como acessar?

Qualquer pessoa pode acessar e ver os dados da plataforma por região, basta acessar o portal do Projeto Exactum.

Também é possível conhecer a equipe executora e mais detalhes sobre o projeto.

INOVAÇÃO CÂMPUS CAÇADOR NEWS