Pular para o conteúdo

Notícias

Avaliação da educação profissional é tema de seminário

EVENTOS Data de Publicação: 17 mar 2021 14:22 Data de Atualização: 17 mar 2021 14:31

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realiza, a partir da próxima quinta-feira, 18 de março, às 10h, o ciclo de Seminários Técnicos em Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

O objetivo é dar continuidade à agenda de discussões iniciada com a publicação do livro "Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica: um campo em construção". A série de lives "Quintas da EPT" será transmitida pelo canal da autarquia no YouTube. Os encontros estão organizados em uma sequência de 12 estudos, apresentados pelos autores do livro.

O seminário pretende discutir um conjunto de referenciais teórico-metodológicos sobre a avaliação da educação profissional e conta com o apoio de algumas instituições, que oferecem experiências acumuladas há alguns anos, em torno da construção de diálogos e propostas voltados para o campo da avaliação da EPT. 

As discussões são conduzidas pela Diretoria de Estudos Educacionais do Inep, por meio da Coordenação-Geral de Instrumentos e Medidas Educacionais; em conjunto com a Secretaria de Educação Tecnológica (Setec) e a Secretaria Executiva do Ministério da Educação. Também estão envolvidos no debate a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal do Juiz de Fora (UFJF) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Além da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica; o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o Centro Paula Souza, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), compartilhando suas experiências consolidadas em avaliação. 

Publicação

O livro "Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica: um campo em construção" foi lançado pelo Inep no dia 26 de fevereiro de 2021. A publicação reúne um grupo de pesquisadores, entre eles servidores do IFSC, com o intuito de abordar a EPT no Brasil a partir de três dimensões. A primeira é relacionada a questões conceituais e epistemológicas — saber o que é e como avaliar educação profissional e tecnológica —, seguida da pesquisa empírica, que busca identificar investigações de natureza estatística que possam contribuir para a avaliação da educação profissional e tecnológica a partir das bases de dados do Inep e de outras instituições. A última dimensão se refere ao estudo de experiências consolidadas em relação à avaliação da modalidade, apresentando aquelas desenvolvidas em território nacional. 

-> Clique aqui para acessar a publicação

 

EVENTOS

Nó: liferay-ce-prod03