IFSC de Jaraguá do Sul completa um ano de atividades remotas

CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-CENTRO Data de Publicação: 17 mar 2021 18:55 Data de Atualização: 17 mar 2021 19:04

Em meio a notícias pouco animadoras relacionadas à vacinação contra a Covid-19 e ao número de mortes causadas pelo coronavírus no Brasil, os servidores e alunos do IFSC completaram nesta semana um ano afastados de suas antigas rotinas de trabalho e estudo. Em 16 de março de 2020 foram suspensas as aulas presenciais em todos os cursos e, no dia seguinte, foi a vez dos professores e técnicos-administrativos do IFSC interromperem o deslocamento diário até as unidades do Centro e do bairro Rau. Porém, mesmo com as dificuldades provocadas pelo vírus, servidores e estudantes continuaram desempenhando as chamadas Atividades Não Presenciais (ANPs) e, inclusive, contribuindo para o combate à pandemia.

A atuação contra a Covid-19 ocorreu, principalmente, por meio da produção e distribuição de álcool em gel e de equipamentos de proteção individual (EPIs) para diversas instituições da região. Numa dessas iniciativas, o professor Carlos Rodrigues e uma equipe de servidores e estudantes das unidades do Centro e do Rau produziram cerca de 500 máscaras de acetato – conhecidas também como “face shield” e que se assemelham à viseira de um capacete – para serem utilizadas pelos profissionais de instituições como Apae, casas de repouso, clínicas, colégios, Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul e Associação dos Surdos de Jaraguá do Sul. Clique aqui e saiba mais sobre o projeto.

Já o grupo coordenado pelo professor de química Claudio Cascaes, do Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, viabilizou a produção de 2.400 litros de álcool gel 70%, dos quais 800 litros foram entregues ao Hospital São José e o restante foi distribuído para unidades do Instituto Federal. “Temos ainda a possibilidade de aumentar a doação para o hospital, caso as atividades presenciais do IFSC não sejam retomadas em maio”, destaca o professor. Inicialmente o grupo iria produzir álcool glicerinado 80% – e não álcool gel 70% –, mas devido a uma reavaliação realizada durante o projeto e ao surgimento de parceria com uma empresa da região, houve a mudança para o álcool em gel. Saiba mais desta iniciativa aqui.

Outra ação realizada neste ano de pandemia foi a produção de milhares de máscaras de tecido, todas entregues gratuitamente a escolas, instituições de saúde e outras organizações que continuaram prestando serviços essenciais. Confira aqui mais informações sobre a entrega das máscaras de tecido.

Mesmo chegando a um ano de suspensão das atividades presenciais, o IFSC deverá seguir com as Atividades Não Presenciais (ANPs) até, pelo menos, o dia 30 de abril de 2021. A data foi definida ainda em 2020, pelo Conselho Superior (Consup) do IFSC.

CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-CENTRO CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-RAU EXTENSÃO NEWS