Pular para o conteúdo

Notícias

Comissão Covid apresenta Plano de Contingência do Câmpus Joinville no Colegiado

CÂMPUS JOINVILLE Data de Publicação: 17 mar 2021 19:26 Data de Atualização: 20 abr 2021 19:55

Na reunião desta quarta-feira (17), por videoconferência, o Colegiado do Câmpus Joinville conheceu os principais tópicos do Plano de Ação local, baseado no Plano de Contingência do IFSC para a Covid-19, e do Plano de Contingência para a Covid-19 (Plancon) apresentado ao governo municipal, com base no Comitê Técnico Científico da Defesa Sanitária de Santa Catarina. A apresentação foi realizada pelo coordenador local da Comissão de Contingência e chefe do Departamento de Assuntos Acadêmicos do Câmpus Joinville, Geraldo Sales dos Reis.

O ponto de pauta foi apenas expositivo, para caracterizar os planos, sanar dúvidas dos membros do Colegiado e solicitar que os representantes deem visibilidade aos documentos junto aos seus segmentos. Para reforçar a divulgação dos planos de contingência, a direção agendou uma apresentação pública para toda comunidade escolar, no dia 26 de março, às 9h, com transmissão pelo canal do IFSC Joinville no YouTube.

Os planos voltam à pauta do Colegiado para votação em reunião extraordinária no dia 31 de março.  “É importante lembrar que o Plano de Contingência estabelece as regras para o retorno seguro quando for possível e permitido. Mas que sua aprovação não indica o retorno imediato das atividades presenciais”, ressaltou o diretor do Câmpus Joinville e presidente do Colegiado, Maick da Silveira Viana. A Política de Segurança Sanitária apenas define os regramentos a serem seguidos em cada fase da retomada gradual das atividades presenciais, sem estabelecer cronograma.

Conheça os planos

Professor Geraldo explicou que o Plano de Ação do Câmpus é um documento baseado na Política de Segurança Sanitária do IFSC para a COVID-19, aprovado parcialmente pelo Conselho Superior (Consup) do IFSC no dia 30 de novembro de 2020, e na Portaria 3825/2020 do reitor pró-tempore da instituição, André Dala Posa, de 3 de dezembro de 2020.

“O Plano de Ação do IFSC Joinville apresenta diretrizes para o enfrentamento da pandemia de Covid-19, no que se refere a questões acadêmicas, de recursos humanos, organização de infraestrutura e protocolos fitossanitários gerais e específicos”, contou.

“Acolhe todas as diretrizes constantes no Plano de Contingência e as complementa, de acordo com o contexto do câmpus, para o retorno gradativo à presencialidade, enquanto perdurar o estado de pandemia de Covid-19 na região e conforme determinação dos órgãos superiores do IFSC e diretrizes médico-sanitárias”, complementou.

Já o Plancon apresentado ao Município trata de exigência em nível municipal a todas as instituições de ensino, que estabelece diretrizes e responsáveis pelas as atuações no Câmpus. “É um plano de governança e operacionalização, com enfoque nos processos e seus responsáveis”, explicou.

Clique aqui para acessar o Plano de Ação do Câmpus Joinville (IFSC)

Clique aqui para acessar o Plano de Contingência apresentado ao município (Plancon)

Conheça a equipe

A Comissão de Contingência do Câmpus Joinville é formada por representantes de todos os segmentos internos da comunidade escolar. Além do professor Geraldo, a direção também é representada pela chefe do Departamento de Administração, Karin Fetter.

A estudante Paola Espíndula é representante discente dos cursos técnicos integrados e Tacyara Aparecida Bonifácio, Iago Matos e Murilo Silveira representam os alunos dos cursos superiores.

Os professores são representados por Kristiane de Castro Dias Duque, Marlete Scremin e Vanderleia Muller Duarte (Saúde e Serviços), Paulo Amaro Velloso Henriques dos Santos (Cultura Geral), Valter Vander de Oliveira (Mecânica) e Nivaldo Theodoro Schiefler Junior (Elétrica).

A representação dos técnico-administrativos é feita pelos servidores Euclésio de Oliveira Silvério e Jorge Marcelo Burnik, do Departamento Administrativo, e Rogério Ferreira Fragoso, do Departamento de Assuntos Estudantis. São suplentes deste segmento: Angela Morel Nitschke Dums, Adriano Albino Machado e Jussiane Ribeiro da Luz.

O técnico-administrativo Raphael Henrique Travia representa a Comissão Interna de Saúde do Servidor Público (CISSP).

Quem tiver dúvidas ou sugestões, pode entrar em contato com a comissão pelo endereço eletrônico covid.jle@ifsc.edu.br.

CÂMPUS JOINVILLE INSTITUCIONAL

Nó: liferay-ce-prod03