Câmpus São Miguel do Oeste forma primeira turma de Agronomia

CÂMPUS SÃO MIGUEL DO OESTE Data de Publicação: 19 mar 2021 12:22 Data de Atualização: 19 mar 2021 14:13

O Câmpus São Miguel do Oeste do IFSC formou a primeira turma do curso de Agronomia no último dia seis de março. A cerimônia de colação de grau ocorreu de forma on-line devido à pandemia de Covid-19. Ao todo, 17 novos profissionais concluem a graduação e passam a contribuir com a comunidade.

A oferta da primeira turma de Agronomia ocorreu em 2016. Na época, no Câmpus São Miguel do Oeste, já haviam cursos técnicos na área, mas o bacharelado surgiu da necessidade de qualificar ainda mais os profissionais.

Foi o primeiro curso superior público em Agronomia da cidade e isso representou um grande avanço para a região, reconhecida pela sua força no setor agropecuário. Antes, os filhos de agricultores precisavam percorrer grandes distâncias para ter acesso a formação pública, agora “os alunos têm a possibilidade de cursar e continuar na sua propriedade desenvolvendo alguma atividade que vai melhorando aos poucos a sua atuação”, destaca o coordenador do curso, professor Alcione Miotto.

Conhecimento na prática

Durante a formação no IFSC, os estudantes são incentivados a fazer intercâmbio de conhecimentos, por meio de visitas, em eventos agrícolas, empresas e propriedades rurais. “A gente faz um grande esforço nesse sentido para levar os estudantes a conhecer melhor a agricultura da região e também de outras regiões”, afirma o professor Alcione.

Segundo ele, o mercado de trabalho tem recebido os estudantes de portas abertas. Vários alunos estão trabalhando na área, inclusive seguindo nas empresas que fizeram estágio. Mas também há aqueles que preferem ficar nas suas propriedades, ampliar os negócios e investir na agricultura.

Outra possibilidade que se abre é a da carreira acadêmica, como faz o formando Paulo Sérgio Gularte, que saiu da graduação direto para o mestrado. “Além do conhecimento adquirido durante a graduação, o IFSC despertou em mim o amor pela pesquisa, me fez como pessoa e como cidadão. Hoje vejo que fiz a escolha certa em cursar Agronomia do IFSC, com certeza escolheria novamente essa instituição”, afirma Paulo.

A formanda Michele Heinfarth já conhecia a instituição, pois tinha cursado o técnico em Agropecuária. Ela diz que através dos projetos de pesquisa e extensão foi conhecendo e se identificando com as diversas áreas da Agronomia. Também garante que o IFSC a "preparou muito bem para o mercado de trabalho".

Já para a formanda Gabrieli Feltez cursar Agronomia no IFSC foi a realização de um sonho. “Apesar de nunca ter frequentado a instituição antes, tinha o entendimento de que o câmpus era capaz de ofertar um excelente curso, com ensino superior de qualidade e de forma gratuita. Então quando foi divulgado que teríamos Agronomia no IFSC, eu já estava certa que queria ingressar”, lembra.

Mais sobre o curso

O curso de Agronomia do IFSC Câmpus São Miguel do Oeste tem duração de 10 semestres. As aulas são realizadas em período integral e são ofertadas 40 vagas. A seleção ocorre por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC). A matriz curricular, o projeto pedagógico e outras informações estão disponíveis aqui

CÂMPUS SÃO MIGUEL DO OESTE NEWS