Covid-19 e a suspensão das atividades presenciais: Câmpus Canoinhas avalia um ano de atividades remotas no IFSC

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 26 mar 2021 14:06 Data de Atualização: 26 mar 2021 14:26

No dia 13 de março de 2020, uma sexta-feira, quando os alunos do Câmpus Canoinhas se despediram das aulas ansiosos pela folga do final de semana, dificilmente alguém imaginou que não retornaria ao câmpus na segunda-feira seguinte. Desde a suspensão das aulas presenciais, a partir do dia 16 de março, e das atividades administrativas no câmpus, um dia depois, já se passou um ano. Mas, apesar das dificuldades provocadas pela pandemia de Covid-19, servidores e alunos do Câmpus Canoinhas se uniram para superar os desafios do distanciamento social, dar continuidade às atividades acadêmicas e administrativas de forma remota e minimizar os efeitos da pandemia.

“A pandemia nos obrigou a nos reinventar e foi preciso nos organizar, rapidamente, para a continuidade dos trabalhos administrativos e pedagógicos de forma remota, e o trabalho em equipe foi fortalecido”, avalia o diretor-geral do Câmpus Canoinhas, Joel José de Souza.

A formação de comissões para organizar o trabalho por demandas, o planejamento conjunto das atividades e o uso das plataformas virtuais para aulas, capacitações, reuniões, eventos, comunicação com a comunidade escolar e realização de processos administrativos foram as principais implementações do câmpus neste período. “Neste ano, até a formatura dos nossos alunos dos cursos técnicos integrados foi on-line”, comenta professor Joel.

“A equipe tem se empenhado muito para manter a qualidade do trabalho, buscando dentro do possível introduzir as inovações que permitem manter o atendimento à comunidade de forma remota”, complementa a diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão, Magali Regina.

É importante lembrar que, ao mesmo tempo em que os professores passaram a utilizar os ambientes virtuais de aprendizagem para ministrar as aulas com estudantes que têm acesso à internet, a Comissão de Material Impresso possibilitou a obtenção de conteúdos e avaliações das unidades curriculares aos alunos sem acesso. Além disso, programas de auxílio à internet foram implementados no IFSC.

Ainda em relação a auxílios, destaca-se também a distribuição de kits de alimentação escolar aos estudantes em vulnerabilidade que manifestaram interesse. Os recursos foram direcionados do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que financia a merenda escolar durante as atividades presenciais. O Câmpus Canoinhas já realizou duas distribuições e, atualmente, está em processo de aquisição dos alimentos para a terceira chamada.

E, mesmo sem atividades presenciais, a estrutura física do Câmpus Canoinhas nunca ficou abandonada. “Realizamos a pintura do câmpus, a troca do piso de dois andares do Bloco 2 e a aquisição do contêiner para a representação estudantil, em que serão sediados o grêmio escolar e o centro acadêmico”, conta o chefe do Departamento de Administração, Francis Saibel. Mas as duas principais novidades são a construção do Bloco Agrícola, que está praticamente pronto, e da quadra poliesportiva, que está começando agora.

Atuação contra a pandemia

A suspensão das atividades presenciais por si só já é uma ação importante do IFSC no combate à pandemia de Covid-19, pois tira de circulação alunos e servidores, contribuindo para não piorar ainda mais a grave crise sanitária que o Brasil enfrenta, em que o número de mortes por Covid-19 já ultrapassou a marca de 300 mil brasileiros. Somando-se a isso, outras iniciativas do Câmpus Canoinhas reforçaram as estratégias de enfrentamento ao coronavírus, como a capacitação da comunidade acadêmica sobre a gravidade da doença, para sensibilização sobre as estratégias de cuidado e prevenção.

Uma das ações mais significativas foi a produção de álcool em gel realizada pelo projeto Mãos em Ação, formado por uma equipe de servidores do Câmpus Canoinhas, com financiamento da Chamada Pública Emergencial do IFSC. No total, foram produzidos 723 frascos de 500 ml (ou 480g) de álcool em gel para doação à Secretaria de Saúde de Canoinhas, para distribuição a órgãos de saúde e moradores em vulnerabilidade social do município.

O Câmpus Canoinhas também fez parte do fórum de discussão para elaboração do Plano de Contingência para a Covid-19 (Plancon), que prevê o regramento das escolas para as atividades presenciais. Paralelamente ao Plancon, a Comissão de Contingência do Câmpus Canoinhas também desenvolveu o Plano de Ação local, baseado na Política de Segurança Sanitária do IFSC.

Nesta fase, a direção está trabalhando para a aquisição de insumos e adequação dos ambientes. Conforme o último relatório, já foram adquiridos R$ 27 mil reais em insumos, como álcool gel, tapetes sanitizantes, adesivos de demarcação e dispensers de álcool gel, entre outros. “O contrato de portaria será ajustado para atender melhor a demanda, visto que todos aqueles que ingressarão no câmpus terão a temperatura corporal medida”, lembra a direção.

A partir de cenários de risco identificados, o Plano de Ação define estratégias, ações e rotinas de resposta para o enfrentamento da epidemia de Covid-19, incluindo eventual retorno das atividades presenciais, administrativas e escolares. Por enquanto, as atividades presenciais no IFSC seguem suspensas, no mínimo, até 30 de abril. Pela proposta, o conjunto de medidas e ações deverá ser aplicado de modo articulado, em cada fase da evolução da epidemia.

INSTITUCIONAL CÂMPUS CANOINHAS NEWS