Pular para o conteúdo

Notícias

Estudantes do IFSC Rau podem solicitar empréstimo de computadores

ENSINO Data de Publicação: 26 mar 2021 15:16 Data de Atualização: 26 mar 2021 15:19

Vai até a próxima sexta-feira (2) o prazo para estudantes regularmente matriculados nos cursos técnicos e de graduação do Câmpus Jaraguá do Sul-Rau solicitarem, por meio de formulário eletrônico, o empréstimo de computadores para a realização das Atividades Não Presenciais (ANPs) durante o ano letivo de 2021. O empréstimo é gratuito e, neste momento, foram disponibilizados 20 equipamentos (conjunto de CPU, monitor, mouse, teclado, respectivos cabos e ainda um cabo de rede) que poderão ser retirados pelos alunos no câmpus.

Segundo o chefe do Departamento de Assuntos Estudantis, Rodrigo Domit, o empréstimo é uma alternativa para melhorar a qualidade das atividades acadêmicas até que sejam retomadas as aulas presenciais. “Vamos começar auxiliando, em princípio, 20 estudantes que não possuem computador. Se conseguirmos mais máquinas poderemos ampliar a quantidade de alunos beneficiados”, destaca.

Todos os computadores emprestados terão as mesmas configurações de hardware e software, permitindo aos estudantes o acesso às ferramentas básicas do Windows, LibreOffice (editor de textos, planilhas e apresentações) e navegador de internet. Cada aluno, no entanto, é responsável por viabilizar a contratação do provedor de acesso à internet. Além disso, não há dispositivo de conexão à rede sem fio nas máquinas disponibilizadas, apenas conexão por cabo de rede – o qual é disponibilizado junto com o equipamento.

Os estudantes interessados em receber um computador emprestado devem preencher, até sexta-feira (2), o formulário de inscrição. O IFSC atenderá exclusivamente estudantes que declarem não possuir equipamento tecnológico para o desenvolvimento das ANP e que atendam, prioritariamente, aos seguintes critérios: possuir Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) e constar nos relatórios do Censo IFSC Covid-19 com indicativo da carência de equipamento.

Os equipamentos poderão ser utilizados durante os dois semestres letivos do ano de 2021. O empréstimo será finalizado quando as atividades presenciais forem retomadas ou se o estudante, por exemplo, abandonar o curso, trancar ou cancelar a matrícula, concluir o curso ou solicitar formalmente a desistência do empréstimo, entre outras situações.

O empréstimo de computadores para estudantes segue as normas definidas na Portaria do Reitor N° 297. Além disso, todas as etapas de inscrição, os critérios para receber o equipamento e as obrigações assumidas pelos estudantes beneficiados estão descritas na “Chamada Pública Empréstimo de Equipamentos Tecnológicos aos Estudantes”.

Caso o estudante tenha qualquer dificuldade para preencher o formulário, deve entrar em contato com o Departamento de Assuntos Estudantis do Câmpus Jaraguá do Sul-Rau pelo e-mail dae.jgw@ifsc.edu.br ou pelo WhatsApp (47) 3276-9616.

ENSINO CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-RAU

Nó: liferay-ce-prod02