Projeto busca desenvolver o turismo cervejeiro na Grande Florianópolis

PESQUISA Data de Publicação: 29 mar 2021 16:42 Data de Atualização: 29 mar 2021 16:55

Um projeto do Câmpus Florianópolis-Continente para o desenvolvimento do turismo cervejeiro na Grande Florianópolis foi um dos 11 aprovados na  Chamada Pública 23/2020 da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), voltado ao financiamento de programas de ciência, tecnologia e inovação dos grupos de pesquisa do IFSC.

A proposta, coordenada pelo professor Tiago Savi Mondo, pretende traçar um panorama da produção de cervejas artesanais na região e das possibilidades de utilização das fábricas para o turismo, desenvolvendo assim uma rota cervejeira de visitação para moradores e turistas.

Segundo Tiago, há 14 cervejarias artesanais pertencentes à União Cervejeira da Grande Florianópolis. "O turismo cervejeiro é um segmento de relevância em diversos destinos no mundo e Santa Catarina desponta, juntamente com São Paulo e Minas Gerais, como um destino com potencial de desenvolvimento dessa atividade diante da presença cada vez maior de cervejarias artesanais."

Ele explica que será utilizada a ferramenta Tourqual - um modelo de avaliação da qualidade de serviços em atrativos turísticos e cujos indicadores serão adaptados e validados para o desenvolvimento do serviço de visitação nas cervejarias. Está prevista ainda a realização de uma pesquisa com 400 turistas para validação estatística do conjunto de indicadores criados.

"Estamos propondo ainda o desenvolvimento de storytelling (uma forma de contar histórias de forma envolvente, utilizando recursos audiovisuais) e ofertas gastronômicas para inclusão nos serviços de visitação de forma personalizada para cada cervejaria." Tiago explica que será feita uma chamada interna do câmpus para que professores da área de Gastronomia participem do projeto harmonizando pratos com uma cerveja de cada marca. "Esses pratos poderão ser oferecidos ao final do tour em uma degustação ou a cervejaria pode sugerir restaurantes que ofereçam o menu", afirma.

Para desenvolver o projeto, o edital da Fapesc prevê R$ 20 mil mais o pagamento de um bolsista, que será o estudante do curso de Gestão de Turismo, Mateus Peixoto.

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE PESQUISA NEWS