Inscrições abertas para curso de formação em fazer extensionista

EXTENSÃO Data de Publicação: 29 mar 2021 17:23 Data de Atualização: 31 mar 2021 14:55

Estão abertas até 20 de abril as inscrições de equipes interessadas em participar da segunda edição do curso de extensão vinculado ao projeto de extensão Protagonismo Discente por Meio do Fazer Extensionista. As normas de participação estão no Edital Proex 06/2021.

O curso tem o objetivo de apoiar a formação de alunos e servidores do IFSC e de membros da comunidade externa para a atividade extensionista, identificando os arranjos produtivos locais, fortalecendo o vínculo entre ensino, pesquisa e extensão, alcançando os setores da sociedade de modo estratégico e potencializando os currículos envolvidos.

A participação no curso será por equipes vinculadas aos câmpus, compostas por um coordenador (servidor do IFSC), quatro discentes do IFSC – dos quais dois deverão ter Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) válido – e até três membros externos. Além disso, será formada uma equipe vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Relações Externas (Proex), formada por quatro estudantes do IFSC – dos quais dois devem ter IVS válido.

As inscrições devem ser feitas pelos coordenadores (link), no caso das equipes de câmpus, ou pelos próprios estudantes (link), no caso dos interessados em participar da equipe de discentes da Proex. Em ambos os casos, a seleção se dará pelos critérios de pontuação definidos no Edital Proex nº 06/2021.

A carga horária total do curso será de 160 horas, com atividades a distância via Moodle e atividades síncronas programadas, entre 1º de junho e 26 de julho. Os participantes discentes receberão auxílio financeiro de R$ 400,00 por dois meses. No final do curso, todos os participantes (coordenadores, discentes e membros externos) deverão entregar relato de experiência para obter a certificação.

Protagonismo discente

A participação no curso de extensão irá contar pontos na avaliação de projetos encaminhados ao próximo edital de Protagonismo Discente, que será lançado no segundo semestre. O edital irá selecionar projetos de extensão com duração de três meses. Por definição, o protagonismo discente refere-se à capacidade do estudante de observar sua realidade, identificar um problema externo ao IFSC, refletir sobre soluções para esse problema por meio dos conhecimentos curriculares e promover uma intervenção prática, que contribua para o desenvolvimento humano, científico e tecnológico.

EXTENSÃO NEWS