Febrace: alunas de Química ganham prêmio Mérito Acadêmico e professora é finalista no de Professor Destaque

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS Data de Publicação: 31 mar 2021 17:36 Data de Atualização: 31 mar 2021 17:49

A 19ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), cujo encerramento foi transmitido ao vivo pelo Youtube no último sábado (27/3), premiou mais de 300 jovens estudantes de todo o país. Entre eles, estavam as estudantes do curso técnico integrado em Química Sara Hernampérez Walter e Mariana dos Santos Dick, cuja pesquisa envolve metodologias para utilizar o resíduo das conchas das ostras como adubo, para corrigir a acidez o solo em substituição ao calcário.

Com orientação da professora Claudia Lira e co-orientação da professora Berenice Junkes , elas receberam o prêmio Mérito Acadêmico – que inclui certificado e uma premiação em dinheiro.

Professora orientadora foi finalista de prêmio Destaque

Claudia Lira, professora de Química do Câmpus Florianópolis também foi selecionada entre os finalistas do prêmio Professor Destaque. Depois de enviar um resumo expandido dos seus projetos, os orientadores dos projetos finalistas foram convidados a se inscreverem para o prêmio. Claudia então enviou um vídeo de cinco minutos, contando sobre a sua atuação.

Os finalistas foram escolhidos por uma comissão de professores e pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP). “Eu não esperava ser selecionada, porque esta foi a primeira vez que participei da Febrace”.

A premiação acabou indo para o professor Gustavo Santos Bezerra, de Flores (PE). Mas, mesmo assim, Claudia ficou feliz em estar entre os finalistas. “Fiquei bem contente, porque acho que fazemos um trabalho diferenciado no curso técnico em Química, envolvendo muitos alunos na pesquisa e extensão. É um reconhecimento à nossa dedicação, não só minha, porque trabalhamos em equipe e todos se empenham muito para proporcionar uma educação de qualidade aos nossos estudantes”, disse a professora.

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS NEWS