Engenharia Eletrônica é conceito 5 no MEC

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS Data de Publicação: 12 abr 2021 17:34 Data de Atualização: 12 abr 2021 17:45

O curso de Engenharia Eletrônica do Câmpus Florianópolis do IFSC recebeu nesta segunda, dia 12, a nota máxima (5) no Conceito de Curso emitido pelo Ministério da Educação (MEC). Em 2020, o curso também já havia conquistado o valor máximo no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Como é sua primeira avaliação desde a sua criação, em 2013, a nota já vale também como reconhecimento do curso.

De acordo com o coordenador, professor Robinson Pizzio, o resultado é coletivo: corpo docente, técnicos, coordenação de curso, direção do departamento e do câmpus e Reitoria do IFSC. “Não existe um resultado desse de forma individual. Tanto a nossa estrutura de laboratórios quanto o empenho do corpo docente para unir a teoria à prática, foram fundamentais”.

Para Pizzio, a tradição de ensino técnico e tecnológico, com imersão nas práticas de cada profissão, é o grande diferencial do curso do IFSC e é o que permite que os egressos se destaquem no mercado de trabalho. “Temos, no Departamento Acadêmico de Eletrônica (DAELN), um professor dedicado aos estágios de Engenharia e um aos estágios dos tecnólogos. A cada visita, a realimentação é sempre positiva. As empresas sempre comentam que o nosso aluno já chega pronto para desempenhar suas funções, ele não precisa aprender o que fazer. Claro, ele vai aprender os processos relativos àquela empresa, mas não precisará começar do zero na sua função”, destaca o professor.

Conceito de curso

O Conceito de Curso (CC) é a nota final de qualidade dada pelo MEC aos cursos de graduação das instituições de ensino superior no Brasil. Este conceito final é feito a partir de uma avaliação presencial dos cursos pelos técnicos do MEC.

A visita do MEC ao curso de Engenharia Eletrônica do Câmpus Florianópolis foi feita em 2019. A demora na divulgação da nota foi devido a um recurso do IFSC em relação à nota inicial da comissão avaliadora. “Foi com muita surpresa que recebemos a nota 4, ainda em 2020, pois alguns itens relatados não estavam em conformidade com o que havia sido mostrado na visita. Mas a coordenação do curso e a chefia do DAELN estavam atentas, viram as diferenças e o IFSC entrou com um recurso. Das cerca de 10 revisões de itens que pedimos, apenas uma não foi aceita, resultando na nota final 5”, explica Pizzio.

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS NEWS